Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados em União da Vitória

147 views
14 mins leitura

Com a nova remessa de vacinas que foram distribuídas aos estados, agora além do restante dos trabalhadores de saúde, serão vacinados idosos acima dos 90 anos.  O Governo do Estado do Paraná concluiu no domingo, 07, a distribuição de mais 71.990 doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan contra a Covid-19. Os imunizantes são parte do quarto lote, com um total de 147.200 doses, encaminhado ao Paraná neste fim de semana pelo Ministério da Saúde. A 6ª Regional de Saúde em União da Vitória recebeu 980 doses.

Seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), parte do quantitativo atenderá a imunização das pessoas acima de 90 anos, em todas as regiões do Paraná. Serão 55.430 doses destinadas a idosos desta faixa etária e 16.560 para seguir o processo de proteção aos profissionais da saúde. “Conseguimos avançar para a imunização de um novo grupo prioritário. Idosos que estão muito suscetíveis à doença, respondendo por boa parte das internações e óbitos no Paraná”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior explicou que como o medicamento necessita de duas aplicações em um intervalo estimado pela bula entre 14 a 28 dias, a outra parte das vacinas, com 75.210 doses, seguirá acondicionada no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), garantido a imunização por completo de quem receber.

“Precisamos da segunda dose para que as pessoas tenham a completitude da imunidade. Assim, logo ali na frente, poderemos enxergar a redução dos casos graves, internamentos e dos óbitos”, afirmou. “Mas não é o momento de relaxar. Precisamos seguir com todas as orientações sanitárias de higienização e distanciamento”.

Essa é a quarta remessa de vacinas que o Paraná recebeu do Ministério da Saúde, totalizando 538.900 doses. Foram três grupos do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, somando 452.400 doses, e 86.500 aplicações do material elaborado pela Universidade de Oxford em conjunto com o Laboratório AstraZeneca/Fiocruz.

A população paranaense com mais de 90 anos é estimada pelo Governo Federal em 50.889 pessoas. Segundo avaliação do próprio Ministério da Saúde, foi observado sobre risco para morte por Covid-19 relacionado à faixas etárias mais avançadas, chegando a 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre os idosos com 90 anos ou mais.

Ainda com esse quarto lote de imunizantes o Estado pretende equalizar a vacinação dos trabalhadores da Saúde, ressaltando a prioridade para aqueles profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus.

A Sesa reforça a orientação para que os gestores municipais agilizem o processo de aplicação das doses dentro dos grupos estabelecidos, utilizando as 1.850 salas de vacinas distribuídas em todas as cidades paranaenses, e para que não deixem vacinas estocadas.

O Prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, convocou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 08, para anunciar como será a vacinação no município. “Os idosos acima de noventa anos, a gente que tem na família idosos nessa idade sabe ansiedade para que chegasse esse momento dessa vacinação e a gente vinha sendo questionado junto com o secretário Fernando, junto com o nosso vice, professor Jairo Clivatti, quando chegaria esse momento e a gente faz essa coletiva para explicar a diretriz de como vai ser”, explica.

“Quero parabenizar o nosso setor de vigilâncias que comanda esse trabalho e não é um trabalho fácil, principalmente porque são duas doses, então é necessário fazer um trabalho muito bem planejado e o nosso setor e toda a nossa rede de saúde tem trabalhado muito bem nesse sentido para que a vacina chegue no momento certo. A questão do cadastramento dos idosos tem um curto prazo para ser feito e é claro os que não puderem fazer, vão receber a vacina, mas a gente tem que ressaltar o trabalho que vem sendo feito na vigilância epidemiológica, agradecemos todos os nossos profissionais”, completou o Prefeito.

O Secretário municipal de Saúde de União da Vitória, Fernando Ferencz, falou quantas vacinas chegaram nessa última remessa e como será feito a distribuição.  “São quatrocentos e quarenta doses, cento e sessenta destinadas para os profissionais de saúde e duzentos e oitenta doses para os idosos acima de noventa anos de idade. Nós precisamos articular isso para que aconteça o mais rápido possível, porque há uma cobrança do Governo, para que a gente tenha todos esses idosos já vacinados e cadastrados até essa sexta-feira. Então quem não tem ou tenha cadastro, faça a sua atualização no seu devido posto de saúde, levando o CPF, o RG, o comprovante de residência. Importantíssimo que isso aconteça, para que a gente possa fazer o mais rápido possível o agendamento da vacinação de todos esses idosos. Então, nós já temos uma quantidade de idosos cadastrados nos postos, mas ainda falta uma certa quantidade para alcançar todos os idosos acima de noventa anos de idade aqui na cidade. O cadastro pode ser feito pelo responsável ou um familiar, que deve ir até o posto de saúde para fazer o cadastro para que possamos entrar em contato e fazer o agendamento”, enaltece.

Segundo o secretário foram recebidos os frascos com dez doses. A partir do momento que a abre e aplica a primeira dose, há um prazo de seis horas para alcançar as dez doses. Como os idosos estão espalhados na cidade inteira e é necessário fazer uma articulação para que alcance todos os idosos, provavelmente algumas doses de vacinas serão enviadas de um posto para outro para que consiga alcançar cem por cento dos idosos.

A Prefeitura estará fazendo uma divulgação de todos os dados e também estarão colocando junto a essa divulgação um link aonde será direcionado para página da Prefeitura, onde tem os dados e todos os postos, endereço, telefone, aonde que fica o posto e o mapa, “pode clicar, entrar lá e ver se a tua casa é perto de qual posto e vai já ser direcionado para esse posto para que possa saber exatamente aonde que vocês têm que ser cadastrados”, disse Ferencz.

Sebastiana do Carmo Duroek, de 92 anos, moradora de União da Vitória, está desde o início da pandemia em casa, saindo apenas quando necessários como em consultas médicas. Acostumada a participar do grupo de 3ª Idade, a qual fundou em União da Vitória e comandou por décadas, quando soube essa semana que iria poder tomar a vacina contra o Covid, ficou animada. “Vai ser melhor para mim que estou com uma idade avançada. A vacina será boa e irá nós proteger. Confio na vacina, porque se não fosse boa, não estariam aplicando nas pessoas”, defende ela. Após entrar em contato com o Posto de Saúde próximo da sua residência, fez o cadastro e receberá a vacina hoje, 10, às 8h30. Com isso e após tomar a segunda dose preconizada pela saúde, pretender sair mais, com os devidos cuidados. A sua filha, Rozimeli Duroek, de 71 anos, também está na expectativa de receber a vacina logo. “A expectativa é muito grande, estou ansiosa, ainda vai demorar um pouquinho, mas estou esperando que chegue logo a etapa para eu vacinar”, completa.

Assim como o Paraná, Santa Catarina também recebeu no domingo, 7, mais doses, foram mais 85 mil. O lote é da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. Trata-se da quarta remessa enviada ao Estado desde o dia 18 de janeiro, totalizando 298,1 mil unidades até o momento.

O governador Carlos Moisés ressalta que o repasse para as 17 unidades regionais da Dive foi realizado nesta segunda-feira, 8, com o apoio das forças de segurança, para que as doses cheguem com maior agilidade a todos os 295 municípios catarinenses. A regional de Mafra, a qual Porto União faz parte recebeu 1.108 doses de vacinas para idosos acima de 90 anos.

“Vamos repetir a fórmula de sucesso que já fizemos nas outras oportunidades, para uma distribuição rápida e eficiente. Todos os setores do Governo do Estado estão mobilizados para que a nossa campanha de vacinação contra a Covid-19 seja um sucesso. A pandemia é um desafio único para toda uma geração, mas cada chegada de um lote de vacinas nos dá esperança de que estamos mais perto de vencer este vírus”, afirma o governador.

Neste primeiro momento, apenas metade das doses recebidas neste domingo, um total de 42,5 mil, será encaminhada para as regionais. O repasse do restante ocorrerá dentro de duas a quatro semanas, o intervalo indicado entre a primeira e a segunda dose da Coronavac. Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a ideia é dar início à vacinação de idosos com 90 anos ou mais, além de continuar a vacinação dos trabalhadores de saúde.

Motta Ribeiro esclarece que os trabalhadores da saúde e demais grupos continuarão sendo vacinados mesmo com o início de uma nova etapa, mas a prioridade nesse momento é a vacinação imediata de todos os idosos acima de 90.

“A recomendação é que os municípios iniciem a vacinação dos idosos imediatamente após o recebimento dessas doses e que seja dada prioridade a este público. Nosso objetivo é conseguir vacinar toda essa população, que é altamente vulnerável e que precisa ser protegida, até o fim da próxima semana”, ressaltou o secretário.

Os municípios que ainda não finalizaram a primeira etapa vão continuar vacinando, dentro do limite de doses que o Estado recebeu até o momento, até que todos os trabalhadores de saúde sejam contemplados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Escalonamento dos públicos de vacinação deve ser rigorosamente seguido

Próxima publicação

União da Vitória terá Botão do Pânico no aplicativo do 190