Na década de 80, Blumenau já era uma cidade exuberante, fervilhada de novas empresas, novas oportunidades, e já era conhecida no brasil e no mundo como uma cidade típica Alemã. Culturalmente e esportivamente já promovia eventos fantásticos, como a tradicional oktoberfest, exposição de flores, feira de produtos têxteis, etc.. Suas noites explodiam com muitas atrações, bares, restaurantes, músicas ao vivo, etc.
Também, no esporte, era uma potência (maior do estado catarinense a época), e já possuía a marca de 18 anos consecutivos como campeã geral dos jogos abertos de Santa Catarina.
Entretanto, certo dia, a gigante Blumenau foi ofuscada por um pequenino.
Jornais e documentos da época mostram uma assombrosa reedição da história bíblica do gigante Golias que foi vencido pelo pequeno Davi.
Na cidade de Jaraguá do sul, um pequenino e desconhecido município, chamado de Porto União, que faz divisa com o estado do Paraná, de aproximadamente 22 mil habitantes, derrubou de forma inacreditável, a gigante Blumenau na quadra de esportes Arthur Muller, em Jaraguá.
Ai começa a história até hoje lembrada e comemorada por todos que ajudaram a escrever.
O que era para ser apenas um jogo de cumprimento de tabela para Blumenau, acabou sendo uma tragédia.
Com mais de 2.800 pessoas, se amontoando no pequeno ginásio Arthur Muller, que foram para assistir o jogo principal das 20 horas, entre: Joinvile x Blumenau no basquete masculino, tiveram que assistir, abismados, a Porto União x Blumenau no basquete feminino.
A época, o jogo de basquete tinha 40 minutos divididos em dois tempos de 20 e como esperado, nos primeiros 28 minutos, amplo domínio do time de Blumenau, invicto até ali. Já porto união, vinha de derrota para Joinville.
Os joinvilenses em peso no ginásio, torciam por um milagre pois parecia impossível que Porto União, com apenas 5 atletas e uma mascote, vencesse Blumenau com 12 atletas gigantes, mas aconteceu.
Na segunda etapa, ao faltarem menos de 7 min, Porto União começou a reagir com forte marcação individual na saída bola, jogada chamada de “topázio” a época. Blumenau não esperava a coragem e raça das meninas de Porto União, pequenas, porém gigantes.
Eufóricos com o enredo do jogo, todos ali torciam para o minúsculo município, fazendo com que Blumenau cometesse sucessivos erros de passe, faltas, etc., fazendo com que a história se consumasse: Vitória de Porto União sobre Blumenau, que acarretou na entrega do título a Joinville.
Lembre-se do nome das 5 heroínas: Maria Elizabete Buch, Jane Mara Fernandes, Denise Silva, Bene Silva e Elizir Santos (in memorian, lamentavelmente).
E como dito no início da verdadeira epopeia, a mascote foi Ana Stella Buch, a época com 11 anos, e que viria futuramente se tornar uma grande jogadora.
Outro fato curioso, foi que após a vitória de Porto União sob Blumenau, o prefeito a época, Dr. Luiz Henrique Silveira, grande senador da república (in memorian), ao chegar atrasado no ginásio e perguntar ao técnico Jorge quem havia vencido, e recebido a resposta de que foi Porto União, num primeiro momento não havia “caído a ficha”, e disse: Tá bom. Desceu três degraus da arquibancada, parou repentinamente, raciocinou, voltou e lascou um beijo na testa do treinador de maneira eufórica.
A ÉPOCA Não havia ginásio de esportes ou quadra coberta em porto união. Passados 41 anos, Porto União ainda não tem um ginásio municipal de esportes.
Mas, o mesmíssimos, as diárias, a submissão da maioria de certos vereadores continuam iguais.
Se conseguimos realizar uma façanha destas, além dos outros vários títulos e conquistas posteriores, SEM UM GINÁSIO, imaginem se tivéssemos um ?!?!
Precisamos urgentemente de um ginásio de esportes em Porto União.
RAPIDINHAS 1
Na eleição para o legislativo de União da Vitória, com a magnifica Vitória de Cordovan Neto, vencendo a velha política, já houve um voto que não pode ser declarado como “estranho”. A única representante do PT, teria prometido seu voto ao hoje vencedor Neto, e no dia da eleição, o que houve?? Votou para o adversário.
RAPIDINHAS 2
Senhores secretários de Porto União e União da Vitória (8), algum de vocês não conhecem a história do basquetebol de União da Vitoria e Porto União.
Os dois prefeitos eleitos democraticamente, devem segurar um pouco as atividades esportivas. Por favor, que não passe de seis meses, pois o desenvolvimento da nossa juventude é muito mais importante que discursos baratos.