HABILIDADE E CONHECIMENTO

/
112 views
3 mins leitura

Pessoas com menor nível de habilidade e conhecimento têm maior nível de confiança e autoavaliação, consideram suas habilidades bem acima da média dos outros. Isso acontece em todas as áreas do conhecimento humano, onde os que menos sabem se comportam com mais autoconfiança que surpreendem aos demais, porém os efeitos podem ser catastróficos, onde suas ideias e exemplos se desmoronam logo em seguida quando dos primeiros passos nos resultados de suas ações.
Todos temos um pouco ou muito destes comportamentos. Normalmente, a imposição perante aos demais é uma forma de impactar e tentar demonstrar aquilo que não temos ou não somos. Um exemplo são as reuniões onde participantes com este tipo de comportamentos se posicionam com tal base de autoconfiança, porém estrutura sólida de conhecimento e habilidade capenga, e em um primeiro momento chegam a calar aos demais, porém na hora da verdade são colocados em dúvida por falta de base consubstancial ao fato. Isso fica visível até nas rodas sociais, quando alguém com forte autoconfiança e fraca base de conhecimento corta a conversa dos outros e começa se posicionar como o conhecedor do tema acima dos demais.
O efeito Dunning Kruger define muito bem tudo isso, dizendo que somos imprecisos em avaliar nosso conhecimento e habilidade, o que achamos estar acima da média dos outros e nos posicionamos como tal. Pessoas com menor nível de habilidade e conhecimento, somados à falta de consciência e ignorância, desenvolvem capacidade enormes para conduzir os outros ao erro.
E para não nos enganarmos com estes tipos de comportamentos, pois todos nós somos cegos com as nossas reais capacidades, onde os que sabem se omitem e os que não sabem se posicionam, o efeito Drunning sugere três coisas importantes.
1º) Ter coragem de perguntar por um feedback e ser compreensivo com a resposta. Ao menos analisar o que recebeu de retorno para corrigir mais tarde.
2º) Mantenha-se aprendendo, pois quanto mais aprender, mais consciência terá do quanto você não sabe.
3º) Seja humilde, pois a humildade de verdade abre caminhos para ampliar os conhecimentos.
Portanto, diante das sugestões acima, procure a partir de agora tomar mais cuidado ao falar e se posicionar sem uma expressa base de conhecimento e habilidade diante dos demais.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

NOVAS AMBULÂNCIAS

Próxima publicação

ESPERANÇA