Dona Claudete Satsala Reichardt, saiu cedo da localidade de Santo Antônio para aproveitar um dia com música e animação. Ela não foi a única, nesta quinta-feira, 28, integrantes de diversos grupos de terceira idade de Irineópolis deixaram suas residências para prestigiar as atividades do “Carnaval da melhor idade”, realizado no distrito de Poço Preto.
O evento teve como sede a Vivenda, empreendimento que recebe turistas e famílias do município que buscam um espaço com piscina, sala de jogos e diferentes ambientes propícios para momentos de descontração e lazer. A programação do Carnaval da Melhor Idade foi desenvolvida em parceria com o governo municipal. A coordenadora de atividades para o público da terceira idade de Irineópolis, Franciele Franco, ouviu sugestões e mobilizou os grupos para que todos pudessem aproveitar o carnaval. “Esse tipo de evento é importante porque promove a interação entre os grupos. Eles conversam, participam de jogos para estimular a memória, dançam e se divertem demais nas confraternizações. Ficamos muito satisfeitos em poder proporcionar mais alegria para todos”, conta a coordenadora. Franciele destaca ainda que no decorrer do ano mais ações como esta devem ser realizadas, contemplando também outras localidades e empreendimentos turísticos.
Dona Claudete já fez muitas amizades nos grupos de terceira idade. Para ela, participar dos encontros, viagens e atividades torna a vida mais divertida. “Vale a pena porque a gente encontra com as amigas, conversa, toma chimarrão, viaja, faz as brincadeiras e se diverte. Eu gosto muito”, relata a moradora da localidade de Santo Antônio.
Além de proporcionar mais alegria e descontração aos grupos de terceira idade, as atividades para este público também contribuem com a economia local. O empresário Zilioto Daldin é um dos que apostam na promoção de atividades diferenciadas para os idosos. Ele destaca que investir em atrativos que atendem às expectativas dos idosos pode trazer bons resultados para os empreendimentos. “É um público que está sempre a fim de se divertir e passar momentos agradáveis. Esse tipo de evento é bom para eles e para a gente, porque melhora nosso movimento para contratar mais funcionários. Nós, os pequenos empresários, temos que trabalhar com o público da terceira idade. Temos que fazer o máximo para agradá-los para que eles retornem”, comenta. O empresário destaca ainda o apoio do poder público com a promoção de ações que fortalecem o comércio local, como palestras, capacitações e as ações em conjunto com o Sebrae. “A gente se sente valorizado pela administração pública. Irineópolis está de parabéns por ter essa mentalidade de fortalecer os pequenos negócios”, relata Daldin.