Grupo de Lima se reúne no Chile para discutir a situação da Venezuela

92 views
2 mins leitura

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, se reuniu hoje (15), em Santiago do Chile, com representantes de 13 países para tratar da situação político-econômica da Venezuela. É a 12ª reunião do Grupo de Lima, formado por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Santa Lúcia e Venezuela. O Equador assistiu o encontro na qualidade de observador.

O objetivo do grupo, como está expresso na própria declaração que o instituiu, é “abordar a situação crítica na Venezuela e explorar maneiras de contribuir para a restauração da democracia naquele país através de uma solução pacífica e negociada”.

Na manhã de hoje (15), o ministro das Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, que comanda a sessão, afirmou que o grupo ia “discutir sobre quais medidas que podemos acordar nesta oportunidade para seguir respaldando o povo venezuelano em sua luta por reestabelecer a democracia”.

Ampuero disse ainda que “a política do Grupo de Lima é muito clara na busca de uma solução democrática, uma solução política, uma solução não violenta, para a tragédia a que está atravessando o povo da Venezuela”.

A reunião coincidiu com o fim de uma visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, a vários países da América Latina. Pompeo esteve no Chile, Peru, Paraguai e Colômbia, onde afirmou hoje (15) que Washington não cederá na luta pela democracia e criticou o apoio de Rússia e Cuba a Caracas.


Source: Agência Brasil

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Projeto eleva prazo máximo de internação de jovens infratores de três para sete anos

Próxima publicação

CAE analisa uso de recursos do Fust para telecomunicações o Proantar