Governador inaugura Centro de Inovação de Blumenau

55 views
9 mins leitura


Foto: Julio Cavalheiro / Scom

Blumenau é a 9ª cidade a contar com um dos Centros de Inovação que integram a rede catarinense de fomento ao setor em todas as regiões. Com a presença do governador Carlos Moisés, o espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 17, e já conta com mais de 90% de ocupação.

A inauguração do Centro de Inovação de Blumenau é mais um peça importante que se encaixa no mapa das estruturas que estão sendo construídas em todas as regiões do Estado. Segundo o governador, a aposta no ecossistema vai ajudar Santa Catarina a se desenvolver de maneira equilibrada, descobrir talentos e novas vocações econômicas.

“Blumenau já é uma cidade inovadora, temos aqui investimentos históricos com o Entra 21 e outras parcerias com o município e a universidade. Agora, o Centro de Inovação vem para fazer a sinapse de Blumenau, região e todas as outras estruturas da rede, gerando riqueza, emprego e renda”, frisa o governador Carlos Moisés.

>>> Mais imagens na galeria 

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, disse que o Centro de Inovação vai unir empreendedorismo e inovação, características que se destacam na economia de Blumenau e região. Ele também enaltece a parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a contribuição histórica da instituição na formação de profissionais e geração de conhecimento.

“O Centro de Inovação reúne tudo isso e o resultado é mais oportunidades e desenvolvimento. Quando todos os centros estiverem operando, esse benefício será potencializado em todas as regiões. A partir daí surgirão as ideias e negócios que vão transformar o modelo catarinense”.

Holthausen também afirma que os Centros de Inovação são um incentivo para que os talentos permaneçam em suas regiões, consolidando o que avalia ser uma demonstração do sucesso do projeto do Governo do Estado, no setor da Inovação.

A reitora da Furb, Márcia Sardá Espindola, reitera que, desde o início, a construção do CIB envolveu a participação ativa da universidade. “Nós acreditamos no projeto, na parceria e na força do conhecimento para impulsionar o setor da inovação em Blumenau e na região”, completa.

Ao agradecer o Governo do Estado pela entrega do Centro de Inovação, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, reforça que a estrutura consolida e amplia o perfil inovador do município. “Inovação traz progresso, desenvolvimento e nós só temos a agradecer ao Governo do Estado por acreditar neste sonho e entregar esta obra para Blumenau. O município, por sua vez, seguirá trabalhando firme para dar às empresas que se instalarem aqui, condições de progredirem”, enfatiza o prefeito.

Rede Catarinense

O Centro de Inovação Blumenau (CIB) atuará como um hub de empreendedorismo e inovação e um importante instrumento para o desenvolvimento da região, integrando e fortalecendo ainda mais a Rede Catarinense de Centros de Inovação. A rede é formada pelos seguintes Centros de Inovação em funcionamento: CI de Lages (Orion Parque), CI de Jaraguá do Sul (Novale), CI de Videira ( Dante Martorano), CI de Caçador ( Inova Contestado), CI de Joinville (Ágora Tech Park), CI de Florianópolis (Acate), e os recentemente inaugurados Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Migliorini, o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale, em Joaçaba e agora o Centro de Inovação Blumenau

A estrutura em Blumenau

O prédio que fica na Rua São Paulo, 3366, Bairro Itoupava Seca, no Campus 2 da Universidade Regional de Blumenau (Furb), tem uma área construída de 4,1 mil metros quadrados. São cinco andares. No térreo, a estrutura conta com uma recepção e auditório com capacidade para 150 pessoas. No segundo andar fica o mezanino com salas de reuniões e treinamentos, locais que poderão ser locados pelas empresas que estarão no CIB ou mesmo comunidade externa.

No terceiro e quarto andares estão os espaços reservados para empresas e entidades. Entre as que já garantiram seus locais estão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Blusoft, além de várias empresas, como a Eletro Aço Altona e Cia. Hering e a instituição bancária Viacredi. São empresas, investidores e apoiadores que terão a oportunidade de criar conexões, gerar e ampliar negócios e investimentos. O quinto andar tem sala de reuniões e área para eventos, também disponíveis para locação para a comunidade externa. A entidade gestora do CIB é o Instituto Gene.

Novo Projeto

A partir de agora, o CIB será o ponto de referência do projeto em execução do chamado Distrito de Inovação de Blumenau, que engloba uma área de 3,4 quilômetros quadrados entre os bairros Itoupava Seca e Victor Konder, onde estão centralizadas universidades, incubadora, empresas de tecnologia, coworkings e outras instituições e, estabelecimentos importantes para a unificação do ecossistema de inovação.

Quero fazer parte do CIB

Quem ainda tiver interesse em ter um local no CIB basta se inscrever nos editais disponíveis. São três editais: um para incubação de novos negócios, outro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e o terceiro para empresas inovadoras. Mais informações neste link.

Acompanharam o ato de inauguração do Centro de Inovação em Blumenau, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o secretário Executivo de Comunicação, Jefferson Douglas da Silva, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rafael Meyer, os deputados estaduais Jerry Comper, Ismael dos Santos, Vicente Caropreso, Ricardo Alba, Ivan Naatz e Laércio Schuster.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governador Carlos Moisés visitará regiões atingidas por enxurrada no Alto Vale do Itajaí

Próxima publicação

Governo do Estado anuncia regulamentação do Fundo de Aval para facilitar concessão de crédito a empresas