Desde os primeiros dias de Gestão, foi autorizado os procedimentos internos para o retorno do transporte escolar da rede municipal de educação, assim que possível, visto que não existia uma previsão concreta do término da Pandemia ou da imunização completa da população em geral.
Durante o primeiro semestre do ano de 2021 a Secretaria Municipal de Transportes com a Secretaria Municipal de Educação, realizou estudos internos a fim de viabilizar o procedimento licitatório para o transporte das linhas escolares.
Importante informar, que o município de Cruz Machado possui uma vasta extensão territorial com mais de 3.800 (três mil e oitocentos) quilômetros de estradas rurais, motivo pelo qual se apontou através dos estudos internos a necessidade de 53 (cinquenta e três) linhas de transporte escolar, com aproximadamente 3.790 (três mil, setecentos e noventa) quilômetros por dia, durante o turno da manhã, tarde e noite.
Tudo estava tramitando conforme o planejado, porém, em outubro, recebemos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná diversos apontamentos, com Orientações Técnicas, dentre outras, as Planilha de custos para diminuir o valor a ser licitado, o que fez com que o processo licitatório recebesse alguns ajustes para se enquadrar na realidade que foi solicitada, o que atrasou as licitações e, muitas as linhas, não teve transportadores interessados.
Nesse sentido, é importante destacar que o Município de Cruz Machado acatou os apontamentos feitos pela CAGE do TCE-PR, promovendo as alterações necessárias, porém, ressaltamos que o estudo interno efetuado pela Secretaria Municipal de Transporte considerou as peculiaridades do Município, como as condições de trafegabilidade das estradas rurais, os níveis de relevo de cada linha, considerando o desgaste extra gerado em estradas rurais que diminuem consideravelmente a vida útil de elementos dos transportes.
Neste início do ano letivo, 40 linhas do transporte escolar foram reestabelecidas, sendo 31 via licitações e outras 9 com a utilização de maneira emergencial com os veículos que a Prefeitura dispõe no momento. As demais linhas, 21 ao todo, não houve interessados nas três licitações realizadas. Uma nova licitação emergencial está sendo preparada pela nossa equipe técnica visando preencher o itinerário do transporte escolar.
Os últimos dias foram de muitas reuniões para expor e explicar toda a situação. Na última sexta-feira, 4, pela manhã prefeitos da Amsulpar estiveram reunidos em uma videoconferência para falar sobre o tema. Na sequência foi realizada uma conversa com os motoristas da Prefeitura, a fim de acertar os detalhes das 9 linhas que a Administração Municipal está realizando o transporte.
No final da tarde, o prefeito Antonio, vice-prefeito Wilson e toda a equipe técnica, estiveram reunidos com diretores das Escolas Municipais e Colégios Estaduais, vereadores e representantes do Conselho Municipal de Educação para detalhar todo o processo que vem sendo realizado nos últimos meses. Por fim, estiveram reunidos com os universitários num encontro para expor as normativas do transporte gratuito garantido pela Prefeitura, constituído pela Lei Ordinária n.º 1488/2014. Cerca que 100 alunos matriculados em instituições de ensino de União da Vitória e Porto União estiveram presentes.
Ontem, segunda-feira, 7, o prefeito, novamente acompanhado da equipe técnica, recebeu um grupo de pais, moradores de linhas onde o transporte escolar ainda não está sendo realizado. Na ocasião foi exposta toda a situação e as medidas que estamos tomando para que o transporte seja retomado nas linhas em questão e em todas as outras dezesseis que ainda não foram licitadas.
Destacamos novamente que o Executivo Municipal está reunindo esforço de modo a reestabelecer o transporte escolar em sua totalidade, mas que para isso necessita atualizar os valores que compõe os preços de cada linha do transporte escolar. As novas planilhas já estão em fase final e nos próximos dias serão lançadas.