A vigilância epidemiológica de Irineópolis registrou mais um foco de Aedes aegypti no município. As larvas foram coletadas em uma das armadilhas localizadas no Jardim Brand e a análise feita em Florianópolis confirmou se tratar do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya.
“Estávamos há três meses sem registro de novo foco, mas com os dias mais quentes que fizeram nessa semana que passou ficou propício para o desenvolvimento do mosquito”, conta a agente de endemias, Evelin Mallmann. As equipes da saúde realizam nessa semana a delimitação de foco, que consiste na inspeção dos imóveis próximos ao local onde foram coletadas as larvas. Este é o décimo segundo foco do Aedes aegypti encontrado no município neste ano.
As equipes pedem mais uma vez a colaboração de toda a população para combater o mosquito. “ Verifiquem em seus quintais, pátios e jardins os possíveis criadouros do Aedes aegypti e eliminem os pneus, latas, garrafas e objetos que possam acumular água. A dengue é uma doença grave e que pode levar à morte, por isso é fundamental a colaboração de todos nas medidas de prevenção”, destaca a secretária de saúde, Giseli Kempinski.