Motoristas que percorreram o centro de União da Vitória nos últimos dias perceberam modificações não sinalizadas na pista da Avenida Manoel Ribas, ainda em obras.
As novas alterações são faixas de pedestres elevadas localizadas no centro da cidade, mas que permanecem sem a devida sinalização exigida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As travessias elevadas foram instaladas no decorrer da semana e, até o fechamento desta matéria, não havia previsão para as sinalizações serem colocadas.
Faixas elevadas
As faixas elevadas são instaladas em trechos de vias urbanas de grande fluxo, e normatizadas pela resolução n° 495/2014 do Denatran, que estabelece os padrões e critérios para a instalação das faixas em vias públicas. A implementação da faixa elevada deve ser acompanhada pela devida sinalização, como estabelece a resolução. São exigidas placas de regulamentação de velocidade permitida (40km em vias urbanas) antes da faixa, além de placas sinalizando a faixa elevada antes e no local da travessia. O Denatran também exige que as faixas contenham demarcações em tinta ao longo sua extensão.
Durante as fases de construções e modificações em vias públicas, devem ser implementadas sinalizações viárias apropriadas, avisando e advertindo sobre a localização de alterações na via, conforme estabelece o Denatran.
Muitas coisas estão erradas no trânsito de União da Vitória e Porto União, mas acho que já melhoramos bastante