Exclusivo: Secretário de Saúde de União da Vitória discute quadro geral da pandemia em entrevista ao Iguassú

360 views
7 mins leitura

Fernando Ferencz falou à redação sobre a situação do covid

O Secretário de Saúde de União da Vitória, Fernando Ferencz, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal O Iguassú sobre a situação da pandemia na cidade. Confira a entrevista na íntegra.

P: Atualmente, qual é o quadro geral da pandemia no município de União da Vitória?

R: A situação agravou-se nos últimos dias devido ao aumento dos casos que necessitam internação hospitalar e consequentemente pelos óbitos causados pelo Covid-19. Além da atual demanda, houve o aumento na coleta dos laboratórios particulares, e de pacientes da rede privada que necessitam de atendimento clínico no SUS após o resultado de exame positivo. Demanda essa que não era atendida anteriormente na rede pública, sobrecarregando os Serviços de Saúde, além da superlotação dos leitos hospitalares destinados ao Covid-19, ocasionando uma fila de espera para internamento hospitalar a qual é absorvida pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de União da Vitória.

O Município tem buscado junto ao Governo do Estado o aumento do número de leitos hospitalares da Região, assim como o encaminhamento dos pacientes graves através da Central de Leitos do Estado do Paraná. Situação grave que exige a intensificação das orientações de medidas básicas de prevenção ao Covid-19 e conscientização da população.

Nossas equipes estão diariamente monitorando pacientes suspeitos, positivos e seus contatos, a fim de diagnosticar precocemente o agravamento da doença realizando contratação de pessoal e compra de insumos necessários durante o período de Pandemia.

P: As medidas de lockdown, decretadas pelo Governo Estadual, e as restrições decretadas pela Prefeitura, estão surtindo efeito no combate à pandemia?

R: No atual cenário pandêmico essa medida é a mais rigorosa e serve para desacelerar a proporção de contágio e transmissão do vírus, principalmente pelo grande número de casos positivos que possam necessitar de leitos de UTI. Sabemos que é uma medida dura, porém é necessária para tentar diminuir a curva epidemiológica de casos ativos e circulantes, assim como a procura ou superlotação dos Pronto Socorros ou Unidades Hospitalares.

P: Como está a situação da UPA? Ela ainda está atendendo casos de emergência, ou apenas casos de Covid-19?

R: A UPA está dividida em dois setores. Setor de Covid-19, para consultas, coletas e demais atendimentos necessários à assistência dos pacientes com síndromes respiratórias, e o Setor Clínico para atendimentos de urgência e emergência.

P: Como está a situação das Unidades Básicas de Atendimento, postos de saúde de cada bairro? Em que horário elas estão atendendo? Qual é a disponibilidade de profissionais da saúde?

R: Nas Unidades Básicas de Saúde os atendimentos de vacinação, puericulturas, atendimento à gestante, odontologia, monitoramento de pacientes e curativos seguem normalmente. Houve a necessidade de readequar os atendimentos de profissional médico para meio período, para que os mesmos possam dar suporte aos atendimentos na Unidade de Covid-19.

O usuário deve informar-se na sua unidade de Saúde de Referência sobre os horários de atendimento e possível agendamento de casos eletivos, sendo a principal orientação de que neste momento somente procurem atendimento em casos de extrema necessidade.

P: Quais são as orientações da Secretaria de Saúde para a população?

R: Solicitamos encarecidamente aos usuários, que neste momento delicado que estamos enfrentando, somente procure as Unidades Básicas de Saúde em casos de real necessidade. Solicitamos que cumpram as medidas de proteção e prevenção ao Covid-19, que mantenham o distanciamento social, evitem aglomerações, utilizem máscara e realizem a intensa lavagem das mãos, além do uso de álcool gel.

P: Quais são as previsões de compra de vacinas contra Covid-19 pelo município? Existe alguma data, ou previsão de quando uma possível compra ocorreria?

R: O município concretizou a intenção de compra, aderindo a frente Nacional de Prefeitos, através do Consórcio Público para aquisição de vacinas. Ainda não existe data específica e quantidade que poderá adquirir.

Casos de Covid em União da Vitória

Atualmente, segundo o último boletim divulgado nas redes sociais da Prefeitura, a cidade de União da Vitória conta com:

-93 Casos suspeitos,

-128 Casos ativos (92 são informados pela Secretaria Municipal de Saúde, 36 são informados por Laboratórios Particulares),

-25678 Casos recuperados (1840 são informados pela Secretaria Municipal de Saúde, 738 são informados por Laboratórios Particulares),

-41 óbitos,

-2747 casos registrados (1969 são informados pela Secretaria Municipal de Saúde, 778 são informados por Laboratórios Particulares).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Legislativos das cidades cobram solução para falta de água

Próxima publicação

Turismo no Vale do Iguaçu: Marco da Divisa