EX-PREFEITO ANIZIO SOUZA É PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL
É Por que decidiu aceitar o desafio?
R: Recebi o convite do presidente do partido (PSB), Sr. Cláudio Antônio Vignatti, para desta forma aumentarmos a votação, pelo menos mais expressiva no planalto norte, através de uma candidatura própria. Pelo nosso levantamento, cidades vizinhas com bom colégio eleitoral não terão candidatura própria. Somente em Mafra o PSB também terá candidatura do próprio partido através de uma mulher.
Há mais de 35 anos Porto União já teve um Deputado Federal, Sr. Alexandre Passos Puzyna (in memoriam). Agora é a hora de termos novamente um deputado federal que brigue pela nossa região?
R: Tem razão. Lá se vão mais de três décadas sem um representante legitimo do planalto norte na esfera federal. Todos sabemos o quanto é necessários termos alguém direto da cidade e região em Brasília batalhando pelos nossos interesses. Vejamos o exemplo do município vizinho de União da Vitória, que na esfera estadual tem o líder do governo na assembleia, Sr. Hussein. Já a nível federal, já tiveram o Sr. Airton Roveda (pai) que além dos inúmeros benefícios que trouxe para o município, liberou uma verba de aproximadamente R$ 230 MILHOES e colaborou no traçado da BR 153 que tanto beneficiou nossa região.
O senhor já conseguiu muitos apoios?
R: Claro que parece ser um pouco cedo, mas já possuo o apoio do ex-deputado federal Mauro Mariani (da região) que muito me incentiva e incentivou na minha tomada de decisão e, graças a várias articulações, farei “dobradinha” com o ex-prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi que é pré-candidato a deputado estadual. Note que estamos fazendo uma dobradinha que realmente tem o intuito de observar os interesses do planalto norte.
O senhor trocou o PT pelo PSB?
R: Depois de 32 anos liderando o PT, aceitei o desafio de organizar um novo partido em nossas cidades que é o PSB.
Sabemos da sua boa gestão como prefeito de Porto União. Cite alguma coisa substancial.
R: Além de termos enfrentado uma enchente durante a minha gestão como prefeito, bem como uma crise econômica muito forte, ainda assim conseguimos grandes avanços para o município e região. Um exemplo disso é a federalização da BR 280 (trecho Canoinhas – Porto União) que à época era quase intransitável e, em contato com a presidente Dilma através da ministra das relações institucionais, Sra. Ideli Salvatti, viabilizamos a devolução deste trecho para a esfera federal, quando na época foram investidos aproximadamente 30 milhões para uma primeira recuperação deste trecho.
Caso eleito, quais as principais prioridades?
R: Além de batalharmos na atual rodovia federal BR 280 para a ampliação e modernização desta, com a construção das terceiras faixas e, principalmente, realizarmos o contorno rodoviário para retiramos dos centros dos nossos bairros o transito de caminhões, além disso iremos batalhar para que o planalto norte tenha uma voz efetiva na câmara, pois sabemos que os grandes recursos dificilmente vêm para nossa região sem a presença de uma representante brigando no Congresso.
Sabemos a vergonha que é a eleição para deputado estadual e federal entre nosso poder legislativo que “apoiam” mais de 50 candidatos de fora. Não seria hora e vez dos senhores vereadores entenderem a importância de uma candidatura local?
R: Concordo, está lançado o desafio. Após oficialmente lançado minha pré-candidatura procurarei o apoio de todos. A DEPUTADO FEDERAL