Ex-ministra da Economia lidera primeiro turno das eleições na Lituânia

44 views
2 mins leitura

 A ex-ministra das Finanças da Lituânia e deputada Ingrida Simonyte, que venceu a primeira rodada das eleições presidenciais, apresentou os resultados finais na segunda-feira (13).

Simonyte, apoiada pelo principal partido de oposição do país, a União Nacional-Democratas Cristãos, obteve 31,13% dos votos em uma estreita luta com o economista Gitanas Nauseda, disse a Comissão Eleitoral Central do país depois de contar os votos de todas as 1.972 seções eleitorais.

Nauseda, candidato independente, recebeu apoio de 30,95% dos votos. A diferença entre os candidatos em números absolutos foi 2.647 votos.

Como nenhum dos candidatos recebeu mais de 50% dos votos, o segundo turno das eleições presidenciais será realizado em 26 de maio, juntamente com a eleição do país para o Parlamento Europeu.

“Obrigado a todos pelos seus votos. Duas semanas de trabalho árduo estão pela frente”, disse Simonyte aos repórteres em sua sede eleitoral.

O atual primeiro-ministro da Lituânia, Saulius Skvernelis, apoiado pela União dos Agricultores e Verdes da Lituânia, não chegou ao segundo turno e ficou em terceiro, com 19,72% dos votos.

Depois de admitir sua derrota, Skvernelis reiterou sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro.

“Já tomei a minha decisão e não quero falar de outras opções. A decisão é renunciar no dia 12 de julho”, disse Skvernelis aos repórteres na segunda-feira de manhã.

Mais de 56% dos eleitores registrados participaram da eleição presidencial.

A presidente em exercício, Dalia Grybauskaite, deve deixar o cargo depois de completar seu segundo mandato em julho.


Source: Agência Brasil

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Senado do Alabama aprova lei antiaborto mais severa dos EUA

Próxima publicação

Atividade econômica apresenta queda de 0,68% no primeiro trimestre