Graças ao extraordinário trabalho durante anos no basquetebol em Porto União, na forma e no estilo como foram ministrados, foram em dois municípios que iniciou a história do basquetebol feminino em Santa Catarina: Porto União e Blumenau.
Foi devido as extraordinárias conquistas, principalmente nas categorias de base, que a NSC TV (TV Globo de Florianópolis) me procurou para uma entrevista, para que eu explicasse como e onde tudo começou.
No início de minha carreira como atleta, depois como técnico, pedindo as maiores emoções que tive dirigindo o minúsculo município em competições, citei aí, é claro, o vice-campeonato dos jogos abertos de 1980 na cidade de Jaraguá do Sul, quando Davi (Porto União) derrotou Golias (Blumenau) na semifinal, conseguindo desta maneira o vice no JASC. Também a emoção e a alegria de Porto União ter sido tetracampeão dos Joguinhos Abertos de SC. Também, o inédito eneacampeonato (11 vezes) dos jogos da primavera de Ponta Grossa, à época uma das maiores competições estudantis do Brasil.
A revelação de mais de 600 atletas, algumas delas chegando inclusive a serem convocadas pela seleção brasileira, como por exemplo: Giselda, Rosana, Nayara e, mais recentemente, Athina filha de Nayara.
Também citei onde tudo começou: quadra aberta. Cimento tosco. Até hoje nosso extraordinário município e nossas extraordinárias atletas, aí incluindo o masculino, não possuem um ginásio de esportes municipal.
Durante anos está deficiência foi suprida pelo ginásio de esportes Lauro Muller Soares, que era do município. Políticos idiotas deram à UNC, e graças a instituição continuou sendo utilizado para os munícipes praticarem todas as modalidades.
Atualmente é inviável o uso do referido ginásio, devido ao abandono da péssima administração do município, e que passa por “tapa-buracos”, onde o correto deveria ser a troca total da cobertura do ginásio, o que duraria mais de 20 anos.
Ainda, expliquei na entrevista que deve sair nos próximos dias, nos programas esportivos da NSC, que não temos nenhum apoio e respeito por parte do pior prefeito dos últimos tempos.
Aliás, nem citei o nome (Sr. Eliseu) do prefeito, porque ao final do bairro Santa Rosa e ao final da bela localidade de São Miguel da Serra, ninguém o conhece.
Agradeci os apoios de sempre do colégio Cid Gonzaga, a AABB e São José, quando precisávamos das quadras cobertas.
Enfim, foi um orgulho saber que a instituição Globo, orientada pela FCB, me procurasse para saber da bonita história de nossos atletas jovens ajudaram a construir.
MORO NO PODEMOS, 3ª VIA
Para quem tem o mínimo de inteligência e cultura, jamais deverão votar no retrocesso, ou seja, no condenado Lula e no desastrado, atualmente, Bolsonaro.
Agora com a filiação do ex-juiz da lava-jato Dr. Moro, temos uma chamada terceira via de quem quer um país minimamente menos corrupto e bagunçado.
VERGONHA
Com esse Congresso que aí está, os 513 deputados federais e os 81 senadores, 90% deles só pensando em si e não no povo, vai ser muito difícil uma mudança séria no país.
Tudo deveria começar com uma verdadeira revolução na educação. Mas, começando por aí, não vamos esquecer que além de péssimo, a educação, nossos professores no Brasil inteiro, 40% são semianalfabetos. Nossas faculdades não os preparam devidamente, nem é interesse da maioria dos corruptos políticos, em todos os níveis, melhorar o preparo dos professores e, consequentemente, da educação. Daí eles permanecerem por muitos anos nos cargos. Basta dar uma olhadinha quantos vereadores se reelegeram no município de Porto União e há quanto tempo sem nada a produzirem de novo.
Existe cura? Claro, basta você aprender a votar.