Estados preparam plano para retomada da economia

1515 views
11 mins leitura

O Governo do Estado do Paraná prepara um plano de ação projetando a retomada econômica após a crise instalada com a pandemia de coronavírus. Em reunião por videoconferência com lideranças do setor produtivo que formam o chamado G7, o governador Carlos Massa Ratinho Junior informou nesta segunda-feira, 20, que um comitê de trabalho foi criado para propor estratégias que busquem acelerar o processo de recuperação. O grupo, destacou Ratinho Junior, será liderado pelo vice-governador Darci Piana.

Além disso, o Estado vai lançar nas próximas semanas um selo “made in Paraná” para estimular a produção e consumo de produtos locais, fortalecendo o empresariado paranaense. A intenção é fomentar a economia, gerando emprego e renda nas mais diversas regiões. Uma campanha publicitária, em diversas mídias, também está sendo criada como forma de propagar a iniciativa.

 “É o momento de se pensar no day after, em como acelerar após o fim da pandemia. Ter um plano estratégico e consistente, sem deixar de olhar, é claro, para aquilo que é mais importante agora, salvar vidas”, disse o governador. “Queremos criar mecanismos conjuntos que possam ajudar o setor produtivo a se reequilibrar. Ações que vão além da oferta de crédito”, acrescentou.

Como forma de colaborar e expandir a iniciativa, o governo iniciou estudos para também ampliar a compra de produtos estaduais. “Fazemos licitações todos os dias, muitas delas milionárias. Pedi para que, dentro da lei, se possa encontrar uma forma de comprar mais dos nossos fornecedores locais”, explicou.

O conjunto de medidas foi bem recebido pelas lideranças produtivas. “Estamos ao lado do Governo do Estado e sabemos também que ele está do nosso lado para fazer com que o Paraná saia o mais rapidamente possível desta crise”, disse Ricken. “Essa iniciativa de induzir a consumo do produto paranaense, por si só, já é muito boa. E disso que o Estado precisa”, completou Martins Pedro.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, divulgou nesta terça-feira, 21, as normas para o funcionamento de shopping centers, galerias comerciais, academias e serviços de alimentação, que estão autorizados a abrir as portas a partir de quarta-feira, 22. As portarias com o regramento para esses setores estão publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Estamos sempre monitorando as nossas ações, com o uso de diversas ferramentas, para saber o reflexo das medidas. Quero lembrar que a colaboração de todos é fundamental para que essas medidas deem certo. Estamos liberando esses setores com várias restrições e contamos com a conscientização de todos”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, explica que, no caso dos serviços de alimentação (restaurantes, bares, cafeterias lanchonetes, etc) as medidas restritivas ocorrem já na entrada dos estabelecimentos. Todos os clientes devem utilizar máscaras e é necessário que seja disponibilizado álcool em gel a 70% para a higienização das mãos. A limpeza das mãos pode ocorrer também em pias, com o uso de água e sabão. Na área do buffet, os clientes devem novamente higienizar as mãos e utilizar luvas plásticas descartáveis na hora de se servir. O distanciamento dos clientes deve ser de um raio de 1,5 metros.

O Comandante da Polícia Militar de Porto União, Capitão Paulo Ricardo Galle, em mensagem para a imprensa na manhã de ontem, 22, falou sobre as liberações e as condições especificas de Porto União. “No entanto, chamamos grande atenção às condições específicas do município de Porto União, principalmente relacionadas à portaria da secretaria Municipal de Saúde que estabelece o uso obrigatório de máscaras tanto para funcionários quanto para os clientes então, no município é cobrado que os clientes dos estabelecimentos em funcionamento também adentrem aos mesmos utilizando as máscaras. Isso tudo pode ser fiscalizado tanto pela Polícia Militar como os fiscais sanitários municipais, podendo ser como medida de punição aplicada até mesmo multa financeira em valores”, explica o comandante.

Ele lembra ainda que as aglomerações devem ser evitadas nesses estabelecimentos. “Deve ser controlado acesso ao público, tanto em academias como igrejas como em qualquer outro tipo de estabelecimento que esteja em funcionamento. Prestem muita atenção, principalmente os senhores proprietários e funcionários desses estabelecimentos no controle de acesso. Um caso específico é o dos restaurantes em que as mesas devem estar afastadas umas das outras para que não gerem aglomeração. Tudo isso sobre pena, inclusive de ser interditado estabelecimento por descumprimento de medida sanitária”, lembra Galle.

Qualquer dúvida os comerciantes e munícipes podem solicitar esclarecimentos aos policiais que estão na rua diuturnamente, protegendo cidadão porto-unionense ou então pelo nosso canal de emergência, estamos disponíveis e estamos alertas a qualquer alterações que venham acontecer”, finaliza.

Estar voltou a funcionar nesta quarta-feira em União da Vitória

Ao contrário de Porto União onde o Estacionamento Rotativo voltou sem alarde, União da Vitória conforme publicado em Decreto de Nº 164/2020, autorizou o retorno das atividades da empresa concessionária do Sistema de Estacionamento Rotativo que foram retomadas nesta quarta-feira, 22. No entanto, para manter os cuidados em relação ao combate ao novo coronavírus, não será permitido o recebimento de cédulas e moedas pelos monitores de rua. A recarga de créditos deverá ser feita pelas demais plataformas disponíveis: débito automático, parquímetros, aplicativo, SMS e 0800.

A recarga em dinheiro deverá ser feita somente nos Postos de Vendas Fixos e na sede da empresa. Os funcionários da empresa responsável pelo Estar também deverão utilizar máscaras de proteção, luvas e álcool gel para higienização pessoal.

Regras para shoppings e galerias em SC

Em relação aos shopping centers, centros comerciais e galerias, ficou estabelecido que o horário de funcionamento será reduzido, entre 12h e 20h. Apenas as praças de alimentação podem funcionar até 22h, respeitando as regras, incluindo o distanciamento de um raio de 1,5 metro. A entrada de clientes deve respeitar o limite de 50% da capacidade máxima. Na entrada desses estabelecimentos, deve ser disponibilizado álcool em gel para a higienização das mãos e todos devem usar máscaras. Assim como ocorre com o comércio em geral, não está permitido que os clientes provem roupas ou maquiagens, por exemplo.

Regras para academias e atividades esportivas

Nos casos das academias de ginásticas e similares, o funcionamento também deve respeitar uma série de regramentos. Deve ser disponibilizado álcool em gel a 70% na entrada e equipamentos que obriguem o uso de digitais estão proibidos. Também se faz necessário o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, assim como o uso de máscaras e de toalhas individuais. Os cabelos dos atletas devem permanecer presos durante a atividade desportiva indoor.

O tempo máximo de permanência nas academias fica estabelecido em 60 minutos, de modo a garantir que mais pessoas possam desfrutar do espaço, respeitando-se um limite de 30% da lotação.

O estabelecimento também deve organizar um grupo de usuários por cada horário, respeitando um período de 15 minutos de intervalo para limpeza do chão. O uso dos guarda-volumes fica suspenso nesse momento.

O secretário Helton Zeferino também confirmou que a portaria libera os exercícios em locais abertos, tais como praias, praças e parques. Foram feitos também regramentos para o uso de piscinas. Esportes coletivos, tais como futebol e vôlei, seguem proibidos. No caso das artes marciais, estão permitidos apenas treinos individuais, com o uso de equipamentos.

Empresas de controle de pragas

Também nesta terça-feira, o Governo do Estado publicou uma portaria autorizando o funcionamento de empresas de controle de vetores e pragas urbanas. A liberação ocorre mediante diversas regras.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Empresas devem usar a criatividade para vender durante a Pandemia

Próxima publicação

Com a quarentena, uso de internet aumenta no país