Assim que for identificado o local do vazamento, a programação recebe a informação e emite ordem de serviço para a empreiteira que faz a manutenção da rede. No caso de haver algum serviço programado para aquele endereço, o atendente do 0800 já informa o cliente sobre a ocorrência.
Está sem água? Avise a Sanepar. Este é o procedimento mais importante para que a Companhia resolva a situação de forma mais ágil e efetiva. “O cliente pode até reclamar nas redes sociais e na mídia, mas faça isso depois de avisar a Sanepar. O registro ajuda a empresa a identificar a causa do desabastecimento e sanar o problema mais rápido”, afirma o gerente geral da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, Fabio Basso.
Ao perceber que está sem água, o cliente pode consultar o aplicativo (app) ou o site da Sanepar e verificar se há alguma ocorrência que justifique o desabastecimento em seu endereço. Se não houver nenhum aviso, o cliente pode aproveitar e registrar a falta de água no próprio aplicativo (Sanepar Mobile) ou no site www.sanepar.com.br – Fale conosco e mandar mensagem. Além disso, pode avisar pelo telefone 0800 200 0115 e pelo whatsapp (41 – 99544-0115) – opção 2. Todos esses canais de atendimento e o serviço de manutenção de rede funcionam 24 horas por dia.
No caso de haver algum serviço programado para aquele endereço, o atendente do 0800 já informa o cliente sobre a ocorrência. Se não houver nada cadastrado, o atendente registra a reclamação e informa a área de programação. Como essa situação é considerada prioridade 1, imediatamente, é enviado um Aviso de Serviço para a área operacional da Sanepar. A partir deste momento, uma equipe sai em campo e tem até quatro horas para identificar e resolver o problema.
Um fiscal da Companhia segue um procedimento padrão para encontrar o que está causando falta de água. Confere a pressão e a vazão no hidrômetro do cliente e do vizinho. A partir disso, consegue saber se é um problema interno do imóvel ou no ramal da Sanepar ou ainda na rede de distribuição. Percorre e revisa todos os registros de água naquela região e verifica se há algum indício de vazamento na rua – água empoçada, por exemplo. Na suspeita de vazamento oculto, em que a água não aflora na superfície, solicita o serviço de geofonamento para fazer a pesquisa em campo.
Assim que for identificado o local do vazamento, a programação recebe a informação e emite ordem de serviço para a empreiteira que faz a manutenção da rede. Somente quando for identificada a causa da falta de água é feito o registro no sistema e, então, quando o próximo cliente ligar, ele já vai ter a resposta do que está ocorrendo. Sem a identificação da causa, o atendente do 0800 continuará recebendo as reclamações e enviando à programação.
“Quando a reclamação chega por meio dos canais oficiais da Sanepar, vamos armazenando essas informações no banco de dados e conseguimos inclusive identificar se é um problema em uma região maior, um bairro todo, uma quadra ou é um problema pontual do próprio imóvel”, afirma o gerente.
CAUSAS DE FALTA D’ÁGUA – As causas mais comuns de falta de água são rompimentos de redes, de forma natural ou provocados por obras de terceiros, falta de energia em unidades, problemas em equipamentos e corte no abastecimento por falta de pagamento.