“Dizem que hoje eu sou outra pessoa.”, É com alegria que o aposentado Eduardo Marchinhaki, de 67 anos, fala sobre a transformação em sua vida desde que começou a participar das reuniões do programa Saúde Mental, desenvolvido Irineópolis. Seu Eduardo é um dos integrantes do grupo que realizou encontro na tarde desta quarta-feira, 21, no Núcleo Escolar Adolfo Konder, em São Pascoal.
A cada dois meses, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) reúnem pacientes diagnosticados com problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade, depressão ou outros transtornos. Durante os encontros, além da dispensação de medicamentos, são transmitidas orientações importantes para os participantes do grupo e seus familiares. A troca de informações não fica restrita aos cuidados com a saúde mental, a cada reunião um profissional é convidado para falar sobre assuntos que fazem a diferença no dia a dia dos pacientes.
Antes do tratamento contra a depressão, seu Eduardo, ficava somente em casa e evitava o contato com familiares ou amigos. “Eu via uma pessoa e já escapava, meu dia era só dormir”, conta. O aposentado relata que depois que recebeu o auxílio dos profissionais de saúde e começou a frequentar as reuniões do grupo muita coisa mudou. “Desde quando comecei a participar senti uma melhora muito grande. Estou me sentindo outro homem. Hoje converso, brinco e tenho amizades com todo mundo. Comecei a participar das reuniões, tomar remédio certinho e agora tenho outra saúde”, comemora Marchinhaki.
Durante a reunião realizada nesta quarta-feira, seu Eduardo e outros 31 pacientes puderam ouvir informações da enfermeira Aline Riske e da servidora, Cleusa Clarice de Lima, que falaram sobre o acolhimento aos cidadãos nas unidades de saúde e agendamentos de consultas com pediatra. O dentista, Carlos Guilherme do Amaral, também participou do encontro, levando orientações sobre cáries e cuidados com próteses dentárias.