Escolas poderão ser adotadas simbolicamente por senadores

97 views
2 mins leitura

Senadores poderão adotar simbolicamente uma ou mais escolas públicas de educação básica, participando de atividades cívicas e educativas com alunos e professores. É o que determina o projeto do senador Confúcio Moura (MDB-RO) que cria o Programa Senado Educador, destinado a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

Na justificação de seu projeto (PRS 21/2019), Confúcio argumenta que o Poder Legislativo precisa tomar uma ação mais “proativa” em matérias educacionais, diante das graves deficiências do ensino brasileiro, como instalações inadequadas das escolas, recursos didáticos precários e baixos salários dos professores. Ele contrastou as “aspirações de desenvolvimento do nosso povo” com as baixas colocações do país em avaliações internacionais de desempenho estudantil.

A iniciativa simbólica de adoção de escolas terá um alcance “bem maior do que o senso comum é capaz de perceber”, segundo o senador. Em entrevista ao programa Argumento, da TV Senado, Confúcio Moura disse que a presença do político na escola contribuirá para reduzir a desconfiança na qualidade do ensino público e estimular o debate parlamentar sobre educação. Ele mencionou os exemplos de ex-senadores como Darcy Ribeiro, João Calmon e Marta Suplicy, que deram ênfase à educação em seus mandatos.

— Esse envolvimento mínimo, de uma fração de senadores, que possa visitar e dar atenção a uma escola, fará o senador assumir compromissos. Já há missionários políticos que fazem isso por conta própria — declarou.

O projeto tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O senador Mecias de Jesus (PRB-RR) apresentou requerimento para realização de audiência da Comissão Senado do Futuro sobre o tema.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Projeto prevê exame de saúde para criança que entra no ensino fundamental

Próxima publicação

Exército determina investigação sobre carro atingido por militares