• Erva-mate é cultivada em meio à floresta de araucárias na região

Epagri realiza etapa de trabalho em busca da IG da erva-mate do Planalto Norte

374 views
3 mins leitura

Nesta quarta-feira, 5, a Epagri realizou em Canoinhas mais uma etapa do trabalho para obtenção da Indicação Geográfica (IG) da erva-mate do Planalto Norte catarinense. Produtores, autoridades locais, representantes da indústria e técnicos estarão reunidos na Gerência Regional da Epagri na cidade para discutir o regulamento de uso e fazer mais uma análise sensorial da erva-mate produzida na região. O encontro foi aberto pelo gerente da estação experimental da Epagri, Gilson Galotti; engenheiro agrônomo Gilberto Neppel; gerentes regionais da Epagri Canoinhas, Donato Noernberg, e de Mafra, Bernadete Grein; e o presidente do Aspromate, Renato Artner.

A Indicação Geográfica é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer, das características ambientais locais e outros fatores. O champanhe é um exemplo clássico de IG.

O engenheiro agrônomo da Epagri Canoinhas explica que “a reunião é para organização da associação que irá representar toda região num pedido ao INPI, que concede o registro de Indicação Geográfica para nós, que pleiteamos essa certificação”, destaca Gilberto Neppel

A erva-mate do Planalto Norte catarinense se diferencia principalmente pelo seu sistema de produção. Naquela região, a planta é cultivada em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, sem desmatamento. Esse sistema de cultivo, aliado às características de solo e clima da região, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países.

Na reunião foram discutidas as regras que diferenciam a erva-mate da região. Esse regulamento de uso é que vai determinar quais produtores poderão ou não utilizar a IG após a concessão da certificação. O período da tarde será ocupado por mais uma etapa de análise de perfil sensorial da erva. Na ocasião, uma comissão de avaliadores formada por representantes da cadeia produtiva vai degustar e comparar o produto local com outros de outras regiões, para determinar as diferenciações em termos de cor, sabor, odor, textura e outras características físicas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Preço médio da gasolina diminui em SC

Próxima publicação

Prazo de parcelamento do IPVA de veículos com placa final 7 termina segunda-feira