Ensino superior deveria ir para o Ministério da Ciência e Tecnologia, diz Izalci

42 views
2 mins leitura

Em entrevista ao programa Salão Nobre, da TV Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que a educação deve ser a prioridade do Executivo e defendeu uma reforma do Estado, para torná-la mais eficiente. O senador, que integra a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), sugeriu que o ensino superior saia do Ministério da Educação e passe para o da Ministério da Ciência e Tecnologia.

Izalci é um dos autores do projeto da Escola sem Partido, que tramita na Câmara dos Deputados (PL 867/2015). O senador disse que a proposta se tornou “muito radical”, mas declarou-se favorável a “alguma forma de controle” para evitar a doutrinação ideológica dos alunos: “Percebi, durante as campanhas eleitorais, uma questão partidária e ideológica muito forte dentro das escolas. Isso é uma estratégia antiga: quando você quer o poder e não consegue pela força, atua na cultura e na educação. Foi o que fizeram. A nossa educação está aparelhada. Não é nem a maioria. Quem faz o barulho mesmo é minoria”, declarou o senador.

Outro projeto defendido por Izalci é o do homeschooling, no qual as crianças são ensinadas por suas próprias famílias, em casa. Diante da atual legislação, o Supremo Tribunal Federal já decidiu que a prática é inconstitucional. Há, porém, projeto de lei na Câmara para permitir a educação domiciliar, apoiado pelo governo. Izalci argumenta que o homeschooling pode prejudicar a socialização, mas, por outro lado, protege os estudantes da violência nas escolas. “Eu sempre vi a escola como o local mais seguro do mundo. Hoje, está difícil; você tem medo de deixar a criança na escola, porque lá têm acontecido as maiores atrocidades”, afirmou.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Justiça do Paraná manda soltar Beto Richa

Próxima publicação

Reforma da Previdência passa "com certeza" na CCJ, diz relator