A educação e a segurança pública em Chapecó passam a contar com uma estrutura melhor a partir de agora. Na cidade do Oeste Catarinense, o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr oficializaram o início das atividades no novo prédio da Escola de Educação Básica Zitta Flach e entregaram um imóvel à Polícia Civil.
“Nós construímos essa solução para a escola rapidamente, assim como foi com o aeroporto. Vamos fazer todo o possível, com responsabilidade, dentro do que o orçamento permite”, afirmou o governador. “Sei que ainda temos dificuldades com a malha viária, herdamos essa situação de abandono, mas vamos nos unir com as associações de municípios para conseguir fazer a manutenção das rodovias”, assegurou.
CONFIRA MAIS IMAGENS DA AGENDA EM CHAPECÓ
A vice-governadora Daniela Reinehr teve papel decisivo para abertura da escola. Ela fez três visitas à unidade de ensino e mobilizou a equipe da educação para que a estrutura fosse colocada a serviço da comunidade. “Contamos com o trabalho de pessoas muito comprometidas, que chegaram a um acordo com o promotor de Justiça e tomaram todas as providências. Fico feliz por ajudar a trazer os resultados que a comunidade espera”, declarou Daniela.
A primeira entrega foi a da escola, no bairro Passo dos Fortes. A obra recebeu investimento de R$ 8,9 milhões para a construção de 12 salas, cinco laboratórios científicos, ginásio, auditório, refeitório, biblioteca e ampla área de convivência. O início das atividades foi possível graças a um acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Estado se compromete a fazer os ajustes pontuais de acessibilidade apontados pelo órgão.
A nova escola tem capacidade para atender até mil alunos em três turnos. Já em maio, a Zitta Flach será o local de estudo de 300 alunos do ensino médio que hoje estão na Escola Zélia Scharf. O motivo da mudança temporária é que o Governo do Estado iniciou uma reforma nesta outra escola, obra que era aguardada há pelo menos 15 anos.
Presente no ato, secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, enalteceu o empenho conjunto em várias frentes para entregar a unidade: “Estivemos aqui há dois meses, na companhia da vice-governadora, e o sentimento era de tristeza. A obra estava fechada. A partir daquele momento, nós nos dedicamos a encontrar uma solução. O Ministério Público foi muito receptivo ao nosso pleito, e o prefeito também deu todo o apoio necessário”.
Os filhos da professora Zitta Flach, que dá nome à escola, foram homenageados por Moisés e Daniela. Zitta teve um papel fundamental na educação em Chapecó desde que chegou à cidade, fundando a primeira escola do bairro Passo dos Fortes, que hoje é a Coronel Lara Ribas. Ela faleceu em 2012.
Imóvel para a Polícia Civil
Ainda na escola, o governador o assinou digitalmente a cessão de um imóvel para Polícia Civil. A edificação de 584 metros quadrados era utilizada pela Justiça do Trabalho e, agora, estará à disposição da segurança pública. No local, será instalada a Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente Mulher e Idoso (DPCAMI).
“É um ato que marca a história da Polícia Civil de Santa Catarina, não porque passamos a ter mais um imóvel, mas porque agora teremos condições de melhor servir o cidadão chapecoense em um local digno. Nossos policiais também terão um ambiente melhor de trabalho”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.
Futebol feminino
Moisés e Daniela homenagearam a equipe de futebol feminino da Associação Desportiva Lourdes Lago (ADELL). Representante do Brasil no Mundial Escolar de Futebol 2019, as chapecoenses fizeram bonito e garantiram o terceiro lugar após vencer a Áustria no jogo que valia o bronze. As atletas, alunas da EEB Lourdes de Lago, disputaram a competição em Belgrado, na Sérvia, e retornaram há aproximadamente duas semanas.
Os atos foram acompanhados pelo prefeito Luciano Buligon, os deputados Maurício Eskudlark e Altair Silva, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino de Souza, o presidente da Câmara de Chapecó, a gerente regional de Educação, Janize Scussiato de Oliveira, além de vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, policiais civis e pais de alunos.
A agenda de Moisés e Daniela ainda contou com uma visita ao prefeito, antes da entrega da escola. “Houve um esforço muito grande do Governo do Estado para que essa obra fosse entregue”, reconheceu Buligon. À noite, eles se reunirão com o presidente da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC), Cidnei Luiz Barozzi, e outras lideranças do setor produtivo.
O governador permanece em Chapecó até esta terça-feira, quando assinará a liberação de recursos para a compra de equipamentos para o Hospital Regional do Oeste.
Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 / (48) 99605-9196
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC
Source: Governo SC