Estando em sua 16ª edição, o Projeto ‘Jesus no Litoral’ reuniu nesses dois meses mais de 300 jovens, vindos de diversas dioceses do Paraná, com a finalidade de evangelizar turistas e veraneios que passariam férias nas praias de Matinhos e Caiobá, litoral do Paraná.
A ação que aconteceu dos dias 26 de dezembro à 04 de janeiro, levou os jovens envolvidos no projeto a anunciar a Palavra de Deus à pessoas debaixo de guardaçóis, nas praças, prostíbulos, reunidos em bares, além de visitas porta a porta nas casas.
Às vésperas da virada do ano, os jovens realizaram uma via-sacra luminosa, saíram pelas calçadas e pela areia recitando o Terço, concluindo as atividades com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Envolvida também no Projeto, a Diocese de União da Vitória contou com oito jovens: Claudine, da cidade de Rio Azul, Alan e Paola, de Rebouças, Camila de General Carneiro, Guilherme e Luiz, de São Mateus do Sul. Além desses jovens, o projeto contou com a presença também dos seminaristas Douglas Ribasz, de São Mateus do Sul e Jacksiel Cabral, de Rebouças.
Para o jovem Guilherme, o Projeto foi um divisor de águas em sua vida. “Voltei renovado e cheio do amor de Deus. Ser missionário requer sacrifícios. O sol escaldante, o jeito de abordar as pessoas, que geralmente estão em férias no litoral nessa época, requer também preparação”, destacou o jovem.
Para Paola, a ação exige esforço e desprendimento de quem se propõe a evangelizar. “Nós não estávamos em férias, mas em missão. Nossa rotina diária exigia disciplina, com hora certa para despertar, banho em 3 minutos, tudo isso para que todos pudessem estar prontos na hora certa. Foram dias de sacrifícios, mas que tem um grande propósito e gera grande alegria”, destacou a participante.
Os jovens da Diocese se sentiram animados e revigorados também com a presença da coordenadora Diocesana da Renovação Carismática Católica (RCC), da Diocese, Ivone Magnani Pasquali e do padre João Francisco, assessor diocesano da RCC, na Diocese, os quais marcaram presença importante no evento, levando incentivo e espiritualidade.
Segundo padre João, o projeto traz grandes benefícios, pois aproveita o espaço de lazer das pessoas para evangelizar. “É um projeto muito bem pensado, muito bem elaborado, e que traz grandes benefícios para as pessoas que participam e que são evangelizadas pelos jovens”, destaca padre João.Entrevista com Padre João Francisco.
Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.
Segundo Ivone Pasquali, mesmo diante de muitos desafios quanto a estrutura e investimentos, toda a missão é feita com muito amor. “Nessa nossa Missão no litoral ficamos todos em uma escola que nos é cedida, o calor é imenso, mas tudo é feito com muito amor. Esses onze dias é na verdade uma escola de lideranças na prática e acontece muitas conversões. Conversamos com uma pessoa que ficou afastada vinte anos da Igreja e o resultado dessa ação na vida dela foi o retorno para a comunidade”, testemunha a coordenadora da RCC.
O projeto que é coordenado pelo Ministério Jovem do Paraná, com sua representante da cidade de Londrina –PR, envolve mais de 400 missionários e em torno de 100 voluntário para trabalhos com cozinha e organização. A ajuda de custo para cada missionário, que gira em torno de R$ 450,00, é buscado por meio de rifas e promoções por parte dos Grupos de Oração da RCC, dos Setores das Dioceses.