Dicas para auxiliar as crianças nos estudos durante a quarentena

72 views
4 mins leitura

Dicas para auxiliar as crianças nos estudos durante a quarentena,

Por causa da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), em União da Vitória quase seis mil alunos da rede pública municipal de ensino estão com as aulas presenciais suspensas. Neste período de quarentena, as atividades estão sendo repassadas aos estudantes através de plataformas online, aplicativos, redes sociais como também foram disponibilizadas atividades impressas, livros entre outros recursos didáticos.

O período é de adaptação para todos. “E para garantir a efetividade do aprendizado das crianças, o apoio dos pais ou responsáveis é extremamente importante, os quais precisam demonstrar interesse no que os filhos estão aprendendo e incentivá-los. Esse simples gesto pode fazer toda a diferença.”

“O engajamento dos alunos é um dos nossos principais desafios nesta nova forma de ensino não presencial, sobretudo, é visível o entusiasmo e dedicação das crianças da rede municipal neste momento, basta olharmos nas redes sociais o que as escolas, CMEIS e as próprias famílias dos alunos tem colocado em relação as atividades que estão sendo desenvolvidas.” Destaca o Secretário de Educação Ricardo Brugnago.

Confira algumas dicas de produtividade e organização para otimizar o aprendizado em casa

1 –  Participe do momento de estudo: Tire algumas horas por semana para acompanhar os estudos da criança. “Como a internet é um ambiente sem fronteiras, é um espaço muito fácil para perdermos o foco. O ideal é que os pais orientem os filhos para extraírem as informações da melhor forma”, destaca o Secretário.

2 – Mantenha uma rotina: Manter a rotina de acordar no horário de costume, vestir-se de forma adequada e manter uma alimentação saudável e se dedicar ao estudo como se fosse para escola mesmo é exatamente importante. “Além disso, precisamos respeitar os intervalos. É preciso tempo para relaxar e brincar. Não podemos sobrecarregar nossas crianças”, destaca o Professor Ricardo.

3 – Incentive a interação com os colegas: Por mais que os encontros presenciais não estão permitidos, dentro do possível incentive seu filho a manter o contato com a turma e os colegas mesmo para manter a interação social. As redes sociais também podem servir para tirar dúvidas e compartilhar ideias.

4 – Estimule a criatividade: Revistas, livros velhos, materiais recicláveis, qualquer coisa, pode servir para a construção de brinquedos, jogos e novas atividades ou, até mesmo, adaptar as lições repassadas pela escola. “Para o aprendizado não ficar monótono, a dica é inventar. Usar objetos e materiais diferentes pode ajudar a desenvolver a criatividade dos pequenos, ressalta o Secretário de Educação.

5  – Pratique atividade física: O movimento é muito importante nesta fase. Incentive seu filho a praticar exercícios dentro de casa mesmo. Uma dica é organizar desafios de dança e mímica, que trabalham percepção corporal, lateralidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

,

Publicação anterior

Segunda fase da campanha de vacinação contra gripe começa hoje

Próxima publicação

Estar volta a funcionar nesta quarta-feira