DER/PR prepara reforma de pontes importantes em União da Vitória e região

/
229 views
7 mins leitura

Com um investimento previsto pelo Governo do Estado de R$ 7,8 milhões, oito pontes localizadas em União da Vitória, Porto Vitória e Bituruna, passarão por reformas nos próximos meses, por meio de licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Serão revitalizadas as pontes Domício Scaramella e Manoel Ribas, sobre o Rio Iguaçu, em União da Vitória, as duas principais vias de acesso do município de 58 mil habitantes. A primeira tem uma extensão de 463 metros e fica localizada na PR-835, na saída para Curitiba. A segunda pertence à PR-476, com 200 metros de extensão, e faz a ligação da cidade com Bituruna e Guarapuava.

Também estão incluídas outras sete obras de arte especiais, sendo duas pontes de menor porte em União da Vitória e mais quatro entre Bituruna e Porto Vitória. O edital contempla ainda um viaduto em Palmas, no Sudoeste. A localidade de cada uma delas pode ser conferida neste mapa.

Os serviços fazem parte de um pacote do Governo do Paraná para reformar 46 pontes, pontilhões e viadutos espalhados pela Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Litoral, Sudoeste e Sul. O investimento previsto é de R$ 14,6 milhões.

A licitação para as reformas das pontes no Sul está em fase de habilitação, onde duas empresas participantes foram classificadas após abertura dos envelopes de preços e análise do DER/PR. Será escolhida a proposta mais vantajosa para administração pública, com prazo de execução de 270 dias.

Nove obras de arte especiais localizadas na região do Escritório Regional Médio Iguaçu: PRC-280: Ponte Rio da Areia; PR-446: Ponte Rio Jangada, Ponte Rio Empoçado, Ponte Rio Jararaca, Ponte e Passarela Rio Espingarda; PRC-476: Ponte Manoel Ribas – Rio Iguaçu; PR-835: Ponte Domício Scaramella – Rio Iguaçu; PR-836: Ponte Rio Vermelho; Prazo de execução da obra: 270 dias (nove meses) corridos;

Empresas classificadas: R$ 7.854.533,60 (Legnet Engenharia Ltda) e R$ 7.838.631,85 (Engemass Engenharia e Construção Eireli).

Melhorias nas Estradas

O DER alerta os condutores quanto à necessidade de seguir com cautela pelas rodovias do Estado durante este período de fortes chuvas. Além de prejudicar a visibilidade, o excesso de água sobre a pista pode causar danos pontuais ao pavimento, reduzindo a trafegabilidade.

Técnicos de todas as regionais do DER/PR já estão percorrendo a malha rodoviária estadual verificando essas ocorrências e acionando as equipes de conservação, que fazem serviços emergenciais de tapa-buracos em todos os pontos críticos, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.

Outras intervenções mais duradouras já estão sendo programadas para execução assim que as condições climáticas permitirem. “Toda a malha rodoviária do Paraná conta com serviços de conservação por meio de programa do DER/PR, contrato específico ou administração direta. As nossas rodovias estão sendo monitoradas e as melhorias necessárias realizadas e programadas conforme possível, já que intervenções mais definitivas não podem ser feitas sob chuva”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

Ele reforçou que os condutores devem seguir com cautela redobrada neste momento, devido à visibilidade da sinalização prejudicada e menor aderência do pneu à pista.

A maioria das rodovias administradas pelo DER/PR recebe serviços dos programas Conservação de Pavimentos (COP) e Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep), iniciativas mais antigas, cujos contratos estão sendo substituídos pelo programa Proconserva, a medida que se encerram.

O Proconserva é um programa intermediário do DER/PR, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação. Para esta nova iniciativa estão em desenvolvimento projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros.

Atualmente estão vigentes dez lotes do Proconserva, um investimento de R$ 216.999.608,63, e já estão em licitação outros 12, com um orçamento estimado de R$ 692.516.710,82.

Há ainda em andamento o programa Integra Paraná, que executa serviços de conservação nas rodovias estaduais do antigo Anel de Integração, durante este intervalo em que está em elaboração o novo programa federal de concessões. São cinco lotes neste programa, com investimento de R$ 93.491.447,26.

E para os usuários das rodovias federais e estaduais antes concedidas está disponível o serviço de operação de tráfego rodoviário, com guinchos mecânicos, veículo de inspeção, veículo de apoio ao Corpo de Bombeiros, entre outros, um investimento de R$ 89.644.998,24. Estes serviços podem ser acionados pelo telefone 0800-400-0404 gratuitamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados.

Outros R$ 33.999.260,51 estão sendo investidos em 12 contratos de conservação de rodovias não pavimentadas, cuja trafegabilidade é mais vulnerável aos efeitos da chuva. Nestes casos são realizados principalmente os serviços de patrolamento e reconformação do leito das pistas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Em bate-papo on-line, Defesa Civil Nacional debate resgate de animais em desastres

Próxima publicação

CAIXA tem 5 dias úteis para pagar crédito consignado