Licitação de contenção de queda de rochas em rodovia de União da Vitória tem vencedora - O local, próximo à Ponte Manoel Ribas, é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente está bloqueado para o tráfego de veículos pesados -

DER-PR anuncia vencedora da licitação para contenção de rochas em União da Vitória

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Empresa fará adequação de maciço rochoso próximo à PRC-466, além de executar novo pavimento, soluções de drenagem de água e dispositivos de contenção.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta terça-feira (28) o resultado final da licitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória, na região Sul. O local, próximo à Ponte Manoel Ribas, é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente está bloqueado para o tráfego de veículos pesados.

A empresa Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo LTDA. foi declarada vencedora com a proposta de R$ 4.275.416,18 e por ter seus documentos de habilitação aprovados pela comissão de julgamento do DER/PR.

Com a publicação do resultado, tem início o prazo para interposição de recurso das demais participantes, até o dia 5 de julho, seguido por período de contrarrazões. Após esta etapa, a licitação segue para homologação do resultado e adjudicação dos serviços à vencedora, que deverá providenciar a documentação necessária para assinatura de contrato.

A obra prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia, que passará por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas (plataformas horizontais) e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base.

Além das melhorias para prevenir a queda de rochas, o segmento da PRC-466 no local será deslocado em cerca de cinco metros, ficando próximo ao novo talude e ajudando em sua estabilização. A rodovia terá duas pistas de rolamento de 3,60 metros cada, com faixas de segurança de 1 metro nos lados externos, uma ciclovia de 2,70 metros e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da pista.

Tanto para o talude quanto para a rodovia serão executadas soluções de drenagem, entre elas dreno sub-horizontal em rocha, bueiros, sarjetas de concreto, valetas e drenos longitudinais. Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d´água. Por último será refeita a sinalização horizontal e vertical do trecho. O prazo de execução da obra é de seis meses, após concluída a licitação e assinado o contrato.

RODOVIA – Mais conhecida como a rodovia de ligação entre Guarapuava e municípios da região Central, como Pitanga, e do Vale do Ivaí, como Jandaia do Sul, a PRC-466 na verdade não termina no Centro-Sul.

De acordo com o Sistema Rodoviária Estadual (SRE), que caracteriza a malha rodoviária sob a jurisdição do Estado do Paraná, a rodovia conta com um pequeno trecho de 2,93 quilômetros em União da Vitória, iniciando no entroncamento com a BR-153 e terminando na Ponte Manoel Ribas.

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