Licitação de contenção de queda de rochas em rodovia de União da Vitória tem vencedora - O local, próximo à Ponte Manoel Ribas, é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente está bloqueado para o tráfego de veículos pesados -

DER-PR anuncia vencedora da licitação para contenção de rochas em União da Vitória

669 views
4 mins leitura

Empresa fará adequação de maciço rochoso próximo à PRC-466, além de executar novo pavimento, soluções de drenagem de água e dispositivos de contenção.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta terça-feira (28) o resultado final da licitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória, na região Sul. O local, próximo à Ponte Manoel Ribas, é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente está bloqueado para o tráfego de veículos pesados.

A empresa Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo LTDA. foi declarada vencedora com a proposta de R$ 4.275.416,18 e por ter seus documentos de habilitação aprovados pela comissão de julgamento do DER/PR.

Com a publicação do resultado, tem início o prazo para interposição de recurso das demais participantes, até o dia 5 de julho, seguido por período de contrarrazões. Após esta etapa, a licitação segue para homologação do resultado e adjudicação dos serviços à vencedora, que deverá providenciar a documentação necessária para assinatura de contrato.

A obra prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia, que passará por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas (plataformas horizontais) e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base.

Além das melhorias para prevenir a queda de rochas, o segmento da PRC-466 no local será deslocado em cerca de cinco metros, ficando próximo ao novo talude e ajudando em sua estabilização. A rodovia terá duas pistas de rolamento de 3,60 metros cada, com faixas de segurança de 1 metro nos lados externos, uma ciclovia de 2,70 metros e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da pista.

Tanto para o talude quanto para a rodovia serão executadas soluções de drenagem, entre elas dreno sub-horizontal em rocha, bueiros, sarjetas de concreto, valetas e drenos longitudinais. Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d´água. Por último será refeita a sinalização horizontal e vertical do trecho. O prazo de execução da obra é de seis meses, após concluída a licitação e assinado o contrato.

RODOVIA – Mais conhecida como a rodovia de ligação entre Guarapuava e municípios da região Central, como Pitanga, e do Vale do Ivaí, como Jandaia do Sul, a PRC-466 na verdade não termina no Centro-Sul.

De acordo com o Sistema Rodoviária Estadual (SRE), que caracteriza a malha rodoviária sob a jurisdição do Estado do Paraná, a rodovia conta com um pequeno trecho de 2,93 quilômetros em União da Vitória, iniciando no entroncamento com a BR-153 e terminando na Ponte Manoel Ribas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Estado entrega planos de desenvolvimento para União da Vitória

Próxima publicação

CRAS realiza ações educativas nas localidades de Rio Vermelho e São Domingos