Na última semana, aconteceu no Auditório da Fundação Municipal de Cultura da cidade de União da Vitória, a segunda etapa do Programa de Capacitação Continuada aos cuidadores do Serviço de Acolhimento Institucional – Abrigo de União da Vitória.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e visa qualificar a formação continuada dos cuidadores que atuam no Abrigo, que acolhe crianças e adolescentes.
O tema abordado nesta data foi “Sexualidade na infância e na adolescência”, ministrado pela psicóloga Fernanda Wosny Carvalho, que atua no Serviço de Acolhimento.
Para a Secretaria de Assistência Social, Ana Cláudia Portes Roveda, é prioridade cuidar das nossas crianças. “Além das capacitações preciso dar uma assistência especial com amor, respeito e muita dedicação” disse.
Nesta próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, acontecerá à terceira etapa do Programa de Capacitação Continuada, sobre o tema “Aspectos Legais e Orientações Técnicas do Serviço de Acolhimento”, ministrada pelo Dr. Júlio Ribeiro de Campos Neto, Promotor de Justiça e pela assistente social do Ministério Público do Paraná, Michele Tesluk.
Para os próximos meses estão previstos temas relacionados à adolescência e comportamentos desafiadores, primeiros socorros, acompanhamento do rendimento escolar, afeto, educação e limites em cada fase de vida e treinamento em habilidades sociais e práticas parentais.
A primeira etapa foi realizada nos meses de maio e junho de 2017, com mesa redonda e debates sobre Saúde Mental, conduzidos por equipes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, e da Clinica Médica HJ.