Contação de histórias de “visage”

/
510 views
2 mins leitura
Manifestação cultural muito rica da tradição oral e que ano a ano perde força diante da aceleração tecnológica, a contação de histórias de “visage” volta a acontecer em Irineópolis e já tem data para o primeiro encontro: o próximo sábado de lua cheia, 19 de março.
O evento cultural que será realizado às 19h na propriedade de Daniel e Floriano Figura, na comunidade de Rio Preto, foi proposto por Vitalina Alves Nicoluzi e produzido por sua neta Giliane Brun, contempladas pela Fundação Catarinense de Cultura e Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. Entende-se por “Visage” os fenômenos sobrenaturais com falta de elementos para sua explicação. Giliane conta que a intenção do projeto é resgatar histórias conhecidas das pessoas da região, trocando experiências sobre os fenômenos. “Há muita desconfiança e dúvidas sobre a real existência das visages, por isso, essa atividade de se debruçar sobre o mesmo tipo de acontecimento, com relatos de pessoas distintas é uma ferramenta de construção e manutenção da vida de tal acontecido ou causo”, explica.
A proposta é recriar o cenário ancestral desta manifestação cultural, que se repete e passa de geração em geração. As contações de histórias acontecerão em locais muito especiais no interior de Irineópolis, totalizando quatro eventos em datas distintas. “ A proposta é estimular a compreensão sobre a riqueza dos nossos próprios valores culturais regionais e valorizar os saberes oriundos da tradição oral”, destaca Giliane.
Contação de Histórias de Visage – 1º edição
Quando: Sábado,19 de março
Horário: 19h
Local: Propriedade de Daniel e Floriano Figura, na comunidade de Rio Preto
Entrada gratuita

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Canoinhas vai participar da Semana de Mobilização de Recolhimento de Pneus

Próxima publicação

Arrecadação de casquinhas em Irineópolis