A votação do Projeto de Lei nº 25/2017, que autoriza a doação pela prefeitura de um imóvel urbano ao Estado para construção de um presídio foi adiada. O PL está tramitando na Câmara de Vereadores desde junho. A doação destina-se à construção de uma unidade prisional no município, na localidade de Invernadinha, Rio Vermelho, com área é de 50 mil m² avaliada em R$ 350 mil.
O PL seria votado na sessão ordinária desta segunda, 11, em dois turnos, com dispensa da redação final, mas o Conselho Comunitário de Segurança de União da Vitória (Conseg) encaminhou um ofício pedindo a suspensão da votação e imediata discussão sobre o assunto. O Conseg discute mensalmente questões relacionadas à segurança pública no Município
Segundo o Conseg, a proposta levanta opiniões divergentes na comunidade e há necessidade de maior divulgação do assunto, assim como maior participação da comunidade na questão. Nesta terça, 12, uma sessão ordinária resultou numa ampla discussão entre Legislativo, Executivo, Judiciário, representantes de órgãos de segurança do Município e munícipes em geral sobre o assunto. A data para votação do projeto segue indefinida.