COMO USAR CORRETAMENTE O CARTÃO DE CRÉDITO – Episódio 1

316 views
7 mins leitura

Os cartões de crédito oferecem oportunidades lucrativas para construir crédito e ganhar recompensas. Mas quando não utilizados de forma responsável, podem levar a uma dívida crescente. A melhor maneira de usar um cartão de crédito é evitar o pagamento de juros, pagando o saldo todo mês em dia. As taxas de juros, conhecidas nos cartões de crédito como taxas percentuais anuais, aplicam-se a compras, adiantamentos em dinheiro e transferências de saldo para a maioria dos cartões de crédito. Geralmente, os titulares de cartão desejam evitar o pagamento de juros sempre que possível, mas há vários passos importantes a serem seguidos ao aprender como usar um cartão de crédito com responsabilidade.

Algumas regras básicas que você, como titular do cartão, pode seguir durante toda a vida útil do seu cartão de crédito facilitarão as coisas. Entre eles estão dois princípios básicos de sabedoria: não gaste mais do que você pode pagar e pague seu saldo todo mês em dia. Compreender como funcionam as pontuações de crédito também pode ajudá-lo a controlar e aumentar sua pontuação de crédito ao longo do tempo.

Ao pesquisar seu primeiro cartão de crédito (ou qualquer cartão), você vai querer encontrar um que funcione para você e para suas necessidades financeiras atuais

O primeiro passo para adquirir um cartão de crédito é considerar seus hábitos de consumo. Por exemplo, você poderia se beneficiar ganhando dinheiro de volta com gasolina ou mantimentos? Você viaja com frequência e quer ganhar pontos ou milhas? Os descontos em hotéis são importantes para você?

Essas perguntas podem ajudá-lo a decidir que tipo de cartão deseja e quais recompensas potenciais seriam mais úteis para você. Comece a pesquisar comparando cartões de crédito entre emissores de cartões ou bancos.

Depois de restringir suas opções e avaliar com qual emissor do cartão você deseja trabalhar, observe os termos e condições de cada cartão para estar ciente das possíveis taxas, datas de vencimento do pagamento e restrições ao uso dos benefícios.

Uma das regras mais essenciais para possuir um cartão de crédito é pagar as contas em dia. Um único pagamento atrasado dentro de um ano pode não parecer muito, mas pode ser uma ladeira que leva as dívidas e baixas pontuações de crédito.

Seu histórico de pagamentos é importante porque representa 35% de sua pontuação de crédito, que os bancos e outros credores usam para determinar se você é um tomador de crédito arriscado. Os atrasos nos pagamentos tendem a aumentar – os titulares dos cartões são atingidos por taxas de atraso e juros difíceis de pagar e, em seguida, as pontuações de crédito caem à medida que a dívida aumenta. Mais tarde, se os titulares de cartões endividados quiserem solicitar um financiamento ou um empréstimo, poderão enfrentar juros mais elevados devido a uma pontuação baixa e ao aumento do risco de inadimplência.

Você pode evitar atrasos nos pagamentos cadastrando como débito automático ou definindo lembretes em seu telefone.

Os emissores de cartões calculam os pagamentos mínimos para os titulares dos cartões com base nos saldos mensais. Os titulares do cartão devem pagar o valor mínimo para manter uma conta em situação regular e evitar multas por atraso. Os pagamentos mínimos podem ser baixos, mas provavelmente não cobrirão todas as suas compras durante um mês inteiro. Qualquer saldo restante será cobrado com juros no próximo ciclo de faturamento.

A maioria dos cartões de crédito oferece aos titulares um período de pelo menos 21 dias para pagar o saldo sem cobrança de juros – isso é chamado de período de carência. Alguns cartões de crédito não oferecem períodos de carência para compras ou outros tipos de cobranças. Sempre leia os termos (incluindo datas de vencimento de pagamento e duração do ciclo de cobrança) antes de solicitar um cartão de crédito.

Nos próximas episódios continuaremos a tratar sobre o correto uso do cartão de crédito…

 

CarlosAir

É Autor do best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra
doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha,Argentina e Estados Unidos.
Autor da obra; “Empreender – Não é Sobre Quem Tem Mais Talento, é Sobre Quem Tem Mais Fome”. Livro doado para a Secretaria de Educação e Secretaria de Indústria e Comércio de Paranaguá/PR, para distribuição gratuita,
assim contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico da região. E autor da mais recente obra; “Para Conquistar o SIM, Elimine o Não – O Game da
Barganha”. É também Colunista de Finanças Pessoais e Empreendedorismo do
Amigos do HC – no programa CEDIVIDA.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

EPISÓDIO 4  – Ajudar os Outros Também é um Excelente Investimento  

Próxima publicação

COMO USAR CORRETAMENTE O CARTÃO DE CRÉDITO – Episódio 2