Comissão inicia com o desafio de aliar turismo e questão ambiental

253 views
2 mins leitura

A missão central da Comissão de Turismo e Meio Ambiente foi consenso na primeira reunião do colegiado. Fomentar o primeiro tema e, simultaneamente, ser parceiro atuante no desenvolvimento do segundo é o desafio dos sete integrantes, que terão o deputado Ivan Naatz (PV) como presidente e o deputado Fabiano da Luz (PT), como vice.

“O turismo representa 14% do que se arrecada em Santa Catarina, mas pode ser mais”, comentou Naatz, eleito por unanimidade. Por outro lado, destacou o parlamentar, a reunião teve um deputado alertando sobre a questão da proteção do leão baio na região serrana e outro falando sobre os problemas que produtores rurais têm com as mortes causadas pelo animal. “São temas conflitantes, que exigem debate”, avaliou o deputado Romildo Titon (MDB), que também integra a comissão junto com Jair Miotto (PSC), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Vicente Caropreso (PSDB) e Marcius Machado (PR).

A tendência é que o ritmo de trabalho seja intenso. De acordo com o presidente, o colegiado já recebeu requisições de audiências públicas e seminários, além de pedidos para auxiliar projetos que estão parados no Instituto do Meio Ambiente “há muito tempo”. Relator do Código Florestal Catarinense, Titon argumentou que, apesar de ter praticamente “salvado a vida de pequenas e médias propriedades”, há pontos da legislação criada em 2009 e revisada em 2013 que necessitam ser ajustadas, “pois há pontos que precisavam ser regulamentadas e o governo se omitiu de fazer.”

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Prevenção ao suicídio está entre os principais desafios da Comissão de Combate às Drogas

Próxima publicação

Governo do Estado intensifica combate à farra do boi em Santa Catarina