jorge-schwartz

COMEÇOU A ESCOLINHA DE BASQUETE

/
684 views
7 mins leitura

Na sexta-feira (04/03) retornou as atividades da escolinha de basquetebol feminino custeada pela APAB e por três empresários locais. Técnica professora de Educação Física Uná ministra as aulas na quadra do colégio Cid Gonzaga, gentilmente cedida pelo professor Edson e, futuramente, também no “novo” ginásio Lauro Muller Soares, com belo piso e reforma na cobertura, onde poderão surgir novamente uma grande geração. Por enquanto é só categoria feminina, visto que ainda não temos nenhum apoio do DME.

Recebo nas férias telefonemas dos professores Osvaldo (Piçarras) e Gustavo (Itajaí) para vermos a possibilidade de cedermos algumas atletas para participação de campeonatos estaduais sub-15 para cima, pois eles ficaram sabendo que, até aqui, não existe nenhum apoio para o esporte no município de Porto União e conhecem o potencial das nossas atletas.

Meu deus… até quando?

GUERRA NA EUROPA? QUAL GUERRA?

Para os noticiários das grandes redes de televisão mundo afora surgiu uma bela e mortal “não novidade”: Invasão do ditador Putin na Ucrânia que se tornou rentável devido a situação geográfica no mundo. Porém, ainda ontem, os EUA invadiram o Kuwait, a Inglaterra era dona de boa parte da África e da Ásia, França possuía milhares de colônias na Europa e África, muita arma e o que é pior, nuclear, estocada, por parte de muitos países que detêm a doentia capacidade de acabar com o planeta.

Portanto, até aqui, nenhuma novidade. A estúpida raça humana que não deu certo e, se continuar assim, vão realmente exterminar este bonito planeta chamado terra começa assim: em uma demonstração de exagerada força por parte de americanos, franceses e ingleses contra russos e algumas colônias sob seus domínios e o que é pior: Nós que ainda adoramos viver de forma minimamente decente podemos pagar pela maluquice desvairada desses falsos líderes.

Não esquecendo que em nosso Brasil varonil, as pequenas “guerrinhas” já começaram há muito tempo nos estádios de futebol, por exemplo. Invasão de torcedores para baterem nos jogadores do Paraná, pedra gigante no ônibus do Grêmio quase cegando um jogador, uma faca em uma final de copinha, isso mesmo, copinha em São Paulo. No Nordeste, um ônibus da delegação do Bahia FC também foi atacado. E as nossas autoridades? O judiciário? Nada. Mas o STF, por 9×2, confirmou a estupida, vergonhosa verba eleitoral de quase 05 bilhões aos nossos políticos.

Tudo começa assim: com muita impunidade nestes pequenos a grandes atos cotidianos e a população sem nada poder fazer, apenas abaixam a cabeça.

RAPIDINHAS 01

Há pouco tempo atrás, Porto União da Vitória vivia e dava um exemplo formidável de educação através do esporte, reunindo milhares de pequenos estudantes atletas trocando experiências, culturas e modos de vida durante os jogos. Houve época que tínhamos os jogos da primavera do colégio Tulio de França, jogos estudantis do colégio São Jose, jogos estudantis do colégio Santos Anjos e jogos de inverno em Porto União.

No meio deles (jogos) bailes de abertura, escolha da rainha e encerramento. Muito namoro, muita paquera, muita música boa, muito rosto colado, muitas danças de rosto colado,  ao vivo, e furtivas lagrimas na despedida das meninas de fora (e meninos também) na hora da volta das delegações na saída do trem ou dos ônibus.

Hoje dezenas de ginásio de esportes, diversos tênis de marcas valiosas, raros professores com talento esportivo e.… poder público municipal quase zero.

RAPIDINHAS 02

No futebol o ditado “caixinha de surpresas” continua em alta. O ex-grande Grêmio, na segunda divisão, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Mirassol. O ex-grande Internacional também foi eliminado na primeira fase pelo Globo do Rio Grande do Norte. Isto mesmo, Globo do Rio Grande do Norte… alguém já tinha ouvido falar desta equipe?  Se não houverem investimentos honestos e bons dirigentes, tipo Flamengo, Atlético Mineiro, Palmeiras e Atheletico Paranaense, estas “não surpresas” continuarão existindo.

Trocas estupidas de treinadores após a terceira derrota, desunião ridícula entre a classe dos técnicos de futebol no Brasil, que a derrubada de um colega já abre chances para outro treinador que está desempregado.

Por isso que só os quatro ou cinco grandes do pais vão continuar a ser grandes. Ainda, deve-se colaborar com os campeonatos regionais, quase extintos, mas que apresentam bom nível técnico e boa compostura de seus dirigentes. Um exemplo disso é a nossa A.A Iguaçu.

Diferente, por enquanto, do FC Porto, que durante anos quase não ganha nenhum jogo, comemoração quando consegue um empate e conseguem transporte para os jogos. Enquanto isso, certo alcaide gasta milhares de reais para arrumar um estádio e seu município hipercampeão em as modalidades, principalmente o basquete, não tem ginásio municipal de esportes.

RAPIDINHAS 03

Precisamos urgentemente de um ginásio municipal de esportes em Porto União.

Precisamos urgentemente de uma mulher candidata a prefeito ou vice no próximo pleito em Porto União e União da Vitória/PR.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

DAS ANTIGAS

Próxima publicação

MAIS VERBAS PARA A SAÚDE