Com mais de 400 inscritos, 1° Congresso da Erva Mate é um sucesso

355 views
4 mins leitura

O 1° Congresso da Erva Mate do Território Vale do Iguaçu, aconteceu na sexta-feira, 7, durante a 10ª Festa do Vinho, em Bituruna. Com mais de 400 inscritos, o evento foi um sucesso, superando a expectativa de público da organização. Com o tema “Desenvolvimento Sustentável do complexo ervateiro no Vale do Iguaçu”, o congresso visa aprimorar a cadeira produtiva da erva mate, promovendo a geração de renda na Amsulpar (Associação dos Municípios do Sul do Paraná).

Ibramate em Bituruna

Realizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Bituruna e o Ibramate (Instituto Brasileiro da Erva Mate), o congresso apresentou aos participantes palestras sobre o Ibramate, boas práticas agrícolas, melhoramento genético, políticas públicas e tendências da indústria. No final do evento foi consolidada a instalação da primeira sede do Ibramate fora do Rio Grande do Sul, que será em Bituruna.

“A produção da erva mate tem crescido muito em nossa região e queremos fazer dela uma das principais atividades econômicas. Apenas em Bituruna são cerca de 1.000 propriedades produzindo erva mate e aproximadamente 10.000 na região. A vinda do Ibramate para nosso município vai representar o Território Vale do Iguaçu e todo o Paraná, somando muito para o fortalecimento da cadeira produtiva”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho.

Degustação no Congresso

Para o fechamento das atividades do congresso, foram entregues os certificados para as participantes do curso “Erva Mate na Gastronomia”, o primeiro realizado fora do Rio Grande do Sul. Merendeiras e fornecedoras da merenda escolar municipais realizaram na quinta e sexta-feira (6 e 7) o curso, e as preparações foram levadas para os congressistas degustarem. Entre os pratos preparados estavam bolachas, bolos, balas, pães, empadinhas e massa de pizza.

“A erva mate sombreada do Paraná é a melhor do mundo. O bom relacionamento que o Ibramate e a Prefeitura de Bituruna estreitou será fundamental para que sejam realizadas melhorias significativas desde a produção nas propriedades até o consumidor final”, salientou o diretor executivo do Ibramate, Roberto Ferron. Participaram do evento o vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, representantes das entidades apoiadoras como Emater, Leão alimentos, Sindicato Rural de Bituruna, Governo do Paraná, Amsulpar, Fazenda 3 meninas, Programa Pró Rural e Território Vale do Iguaçu, secretários municipais, vereadores, produtores rurais, tarefeiros, viveiristas, pesquisadores, agrônomos, técnicos e estudantes.

Escola do Chimarrão

Vindos da cidade de Venâncio Aires, a ONG Escola do Chimarrão está presente na 10ª Festa do Vinho com seu ônibus escola. Quem prestigiar a festa poderá conferir o estande e aprender a fazer chimarrão, além de conferir os diferentes desenhos e enfeites preparados nas cuias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

10ª Festa do Vinho tem abertura com casa lotada para degustar a polenta de 62 metros

Próxima publicação

30 mil pessoas prestigiam Festa do Vinho