Com foco na eficiência e no consumidor, subtenente Floriano assume presidência do Imetro

480 views
6 mins leitura

Com o propósito de buscar eficiência, atuar mais próximo do consumidor, qualificar os procedimentos e ampliar os acordos de cooperação entre governos e universidades, tomou posse o novo presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro), o subtenente Rudinei Luis Floriano. Considerado referência entre os Institutos de Pesos e Medidas, ligados ao órgão nacional (o Inmetro), o Instituto catarinense destaca-se pela atuação precisa e inovadora diante dos diferentes segmentos industriais do estado, garantindo proteção ao contribuinte e promovendo a concorrência leal.

A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira, 5, na sede do Imetro, em São José, com a presença do governador Carlos Moisés, a vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino.

“É um privilégio compartilhar deste momento com o subtenente Floriano agora, oficialmente, à frente da gestão do Imetro, Instituto que, sem dúvida, vai qualificar e estreitar ainda mais o relacionamento com o consumidor e a atuação dos diferentes mercados (produtos e serviços)”, destacou o secretário Esmeraldino.

O novo presidente do Imetro reforçou o seu compromisso nas ações de controle e defesa do consumidor, pautado em valores críveis, ético e na transparência. “É o nosso papel contribuir para que, a cada dia mais, as pessoas reconheçam a importância do trabalho deste órgão, quando se trata do aspecto da metrologia legal e da qualidade industrial. Nosso trabalho, além de fiscalizar, será direcionado à orientação, levando a informação tanto para os cidadãos catarinenses quantos às indústrias”, finalizou o subtenente Floriano.

Com foco na eficiência e no consumidor subtenente Floriano assume presidência do Imetro

SOBRE O PRESIDENTE

Rudinei Luis Floriano, ou subtenente Floriano, como é mais conhecido, é graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em Gestão em Segurança Pública e cursa especializações nas áreas de Gestão Pública e de Projetos. Realizou os cursos de formação de soldados e de sargentos da Polícia Militar. Entre outras experiências profissionais, foi diretor na regional norte da Associação de Praças de Santa Catarina. À frente do Instituto, Floriano pontua suas perspectivas e metas para os próximos anos:

Qual a relevância do Imetro para a sociedade?

O Imetro é o único órgão delegado do Inmetro nacional para exercer o controle metrológico legal e a fiscalização da segurança de produtos em Santa Catarina. Verifica a confiabilidade metrológica de milhares de instrumentos de medição como balanças e bombas medidoras de combustíveis, além de fiscalizar a indicação quantitativa de inúmeros produtos como alimentos, domissanitários e higiene pessoal. O Instituto fiscaliza a segurança de centenas de produtos e serviços como artigos infantis, materiais elétricos, eletrodomésticos, produtos têxteis e peças automotivas, contribuindo assim, para a proteção do consumidor e para a justa concorrência no mercado catarinense.

Quais os próximos passos frente à sua gestão?

Entre as prioridades, podemos citar o aprimoramento da estrutura organizacional e da carreira do Instituto, a ampliação da força de trabalho para atender novas demandas, a implementação o planejamento estratégico focado em resultados, a padronização os procedimentos operacionais e a busca de acordos de cooperação com entes governamentais e universidades.

Quais são as metas para esta gestão?

Cumprir o Plano de Trabalho, pactuado com o Inmetro, que prevê para 2019: a verificação de mais de 60.000 instrumentos de medição em todo o Estado; a realização de 45.000 ações fiscais na quantidade de produtos pré-embalados; implementação de 20.000 ações fiscais na segurança de produtos certificados e a realização de 300 auditorias em empresas de serviços regulamentados.

Possui algum novo campo de atuação?

O Imetro está sendo considerado referência dentre os demais Institutos de Pesos e Medidas no país, a medida que incorporou às atividades a execução de Projetos de Cooperação Técnica. Tais ações visam o intercâmbio de conhecimento, entre o Instituto catarinense, o Inmetro e universidades locais. A atividade permitirá a qualificação permanente e o comprometimento constante em prol do incremento e do desenvolvimento catarinense.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governo do Estado cria grupo de trabalho para revisar benefícios fiscais

Próxima publicação

Assembleia Legislativa do Paraná promove 1º Curso de Gestão Parlamentar