Campeãs mundias representam Santa Catarina nos JUBs | Foto: Fom Conradi/Leoas da Serra
Com 178 pessoas (141 atletas, 26 técnicos e 11 oficiais), a delegação de Santa Catarina viaja nesta segunda-feira, 21, a Salvador (BA), para participar da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição reunirá até dia 28 cerca de 2.500 universitários de todos os 26 estados mais o Distrito Federal. Já nesta segunda, a partir das 19h, haverá a cerimônia de abertura no ginásio do Centro Pan-americano de judô. As disputas começam nesta terça-feira, 22.
Uma das estrelas do Time SC é Amandinha, eleita cinco vezes a melhor jogadora de futsal do mundo, que disputará a competição com o time campeão mundial Leoas da Serra, representando a Uniplac, de Lages. A competição será organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a delegação de Santa Catarina será gerenciada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).
Estarão nas disputas as modalidades de basquete, basquete 3×3, caratê, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, jogos eletrônicos, judô e trabalho acadêmico. Segundo o presidente da FCDU, Manoel Rebelo, a expectativa é superar a performance dos catarinenses em 2018: “Ano passado conquistamos 56 medalhas, sendo 24 de ouro, 10 de prata e 22 de bronze. Nesta edição da Bahia, temos todas as condições de superar esta marca”.
Para Rui Godinho, presidente da Fesporte, gerenciar a delegação catarinense nos JUBs, juntamente com a FCDU, era um desejo desde o início de sua gestão, iniciada em janeiro deste ano. “Quando assumimos a Fundação, nosso objetivo era apoiar e fortalecer o esporte escolar e universitário. E estamos conseguindo. Já estamos em fase final de elaboração de anteprojetos de lei que beneficiam este setor com bolsa atleta, por exemplo. Acreditamos que a junção esporte e educação são meios para a construção de campeões e cidadãos”.
Por questões de logística, o atletismo dos JUBs foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro em Fortaleza (CE). Santa Catarina participou com 13 atletas e obteve 16 medalhas: oito de ouro, seis de prata e duas de bronze.
Universidades que formam o Time SC:
Basquete masculino – Unisociesc (Joinville)
Basquete masculino 3×3 – Unisociesc (Joinville)
Basquete feminino 3 x3 – Unisociesc (Jaraguá do Sul)
Basquete masculino 3×3 – UFSC (Florianópolis)
Basquete feminino indoor – Unochapecó (Chapecó)
Futsal masculino – Unochapecó (Chapecó)
Futsal Feminino – Leoas da Serra/Uniplac (Lages)
Handebol masculino – Univali (Itajaí)
Handebol feminino – UnC (Concórdia)
Voleibol masculino – Unoesc (Chapecó)
Voleibol feminino – Unochapecó (Chapecó)
Vôlei de praia masculino – Univali (Itajaí)
Vôlei de praia feminino – UFSC (Florianópolis)
Jogos eletrônicos Futebol FIFA – Udesc (Florianópolis)
Jogos eletrônicos LOL – UFSC (Florianópolis)
Judô masculino – Unisul (Palhoça)
Judô feminino – Unisul (Palhoça)
Caratê feminino – Univali (Itajaí)
Trabalho acadêmico – Udesc e UFSC (Florianópolis)
Fonte: Governo de SC