Colégio José de Anchieta se prepara para adotar a modalidade de Escola Integral no ano de 2021

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Alunos que antes tinham apenas 5 aulas diárias, passarão a ter 9. Transição acontecerá com todas as turmas simultaneamente. A rematrícula, para alunos que já estão no colégio, ocorre a partir do dia 23 de novembro.

                O Colégio José de Anchieta já é reconhecido como uma referência em educação no estado do Paraná há diversos anos devido aos seus educadores dedicados e comprometidos. Agora, o corpo docente e funcionários se preparam para elevar ainda mais a excelência do ensino, com a transição que ocorrerá no ano de 2021 para a modalidade de ensino integral. Todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, desde o 6º ano à 3ª série, passarão a ter 9 aulas diárias. O Anchieta faz parte de um seleto grupo de 20 colégios de todo o estado escolhidos pelo governo do Paraná para receber o ensino integral, que introduzirá novas disciplinas no currículo escolar, além de estender a carga horária das disciplinas já existentes.

                Para entender mais sobre essa grande mudança que ocorrerá no Colégio Anchieta, conversamos com Luís Carlos Lopes, diretor, e Carmen Elizabeth Scheibe Ferreira, pedagoga. Eles começaram explicando que o Colégio foi contemplado com a oportunidade pelo governo do estado, “O estado avaliou todos os colégios do Paraná, aproximadamente 2.300, e alguns deles foram selecionados devido a fatores como o índice do IDEB, a crescente matrícula e o desenvolvimento do colégio, e o nosso foi um dos contemplados”, explicou Luís Carlos.

A primeira análise indicou 34 colégios e após seguir os procedimentos necessários para aderir à proposta de Escola em Tempo Integral, o Colégio Anchieta foi um dos 20 colégios selecionadas do estado do Paraná. “Um dos critérios para a transformação foi a consulta à comunidade escolar que aceitou bem essa proposta. Devido a pandemia, não pôde ocorrer uma reunião presencial, então foi feita uma web conferência com a comunidade. 70% dos pais votaram a favor da escola integral, e depois da videoconferência, os pais vieram à escola em momentos separados para assinar a adesão ao projeto. O apoio e a participação dos pais foram decisivos”, relatou Carmen. Ela também disse que um dos principais motivos que faz com que acredite na modalidade da Escola Integral é de que, “além de Português, matemática, história, geografia e demais disciplinas da base nacional comum com maior carga horária, outras disciplinas estão sendo implementadas como projeto de vida, protagonismo, empreendedorismo, pensamento científico, práticas experimentais, programação e tecnologia computacional, entre outras. A Educação em Tempo Integral é um processo educativo pelo qual as ações pedagógicas visam o desenvolvimento da formação humana integral, considerando o estudante sob uma dimensão de integralidade para atender os aspectos cognitivos, político-sociais, éticos-culturais e sócio emocionais”, afirmou.

                Luís Carlos também disse que, apesar da cidade já possuir colégios com ensino integral, a modalidade que será aplicada no Anchieta é diferente, “Nessa nova modalidade os professores vão estar 40 horas à disposição da escola, com dedicação exclusiva. Quando marcarmos uma reunião todos os professores vão estar na escola para participar, até mesmo por isso acreditamos este ser mais um dos fatores que irá contribuir para que esta modalidade de educação tenha bons resultados”, falou. Segundo ele, quando os professores trabalham em várias escolas, pode ser difícil reunir todo o corpo docente em uma reunião para planejamento. Agora, com o ensino integral, os professores estarão 40 horas semanais, portanto, poderão trabalhar apenas no Anchieta.

                Para se adaptar à nova modalidade, Luís Carlos, diretor do colégio, contou que o refeitório será reformado para atender todos os alunos. A diferenciação pedagógica já foi discutida com os professores que estão estudando as novas orientações para a escola integral, “Ao mesmo tempo em que existe a preparação da parte física do colégio, que o diretor está organizando, também tem a preparação pedagógica. Os professores precisam estar preparados para enfrentar esse novo modelo o que demanda de muitas reuniões e capacitação, declarou Carmen.

                Segundo Luís Carlos, a expectativa é que o ensino integral mude a vida acadêmica dos alunos por completo, “Sempre batalhamos por uma educação de qualidade, porque o Anchieta é referência no estado há anos. Com essa modalidade, seremos uma referência muito maior, podemos até ser reconhecidos nacionalmente. Eu acredito que os alunos que irão continuar no colégio superarão muitos obstáculos. Nossos alunos são 10, são muito bons”, assegurou. O Colégio Anchieta foi aclamado por sua nota na última edição do IDEB, além de estar entre os 30 melhores do estado. Luís Carlos e Carmen acreditam que com o aumento na carga horária, a qualidade do ensino possa ser elevada ainda mais, tornando o ensino do colégio cada vez melhor. “A maioria dos alunos que concluem o ensino médio aqui, ingressam em diversas universidades. Com toda essa pandemia, vários alunos da 3ª série já vieram até o colégio contar que passaram em vestibulares. Os alunos estão estudando, porque cobramos bastante. Esperamos superar todas as expectativas com essa nova modalidade”, completou o diretor.

                Apesar de que alguns alunos não poderão continuar no colégio, pois moram longe, trabalham ou tem atividades extracurriculares durante o período da tarde, muitos pais de outros colégios já procuraram o Anchieta para matricular seus filhos, devido à modalidade integral. “Infelizmente alguns alunos terão que ser remanejados para outras escolas. Mas várias pessoas que não tem filhos matriculados aqui estão vindo procurar informações e verificar ‘Como é que eu faço para matricular meu filho aqui e ele ter o privilégio da escola integral’”, segundo Carmen. Sobre a recepção dos alunos, se positiva ou negativa, Carmen afirmou que a maioria dos alunos aprovou. Luís Carlos afirmou que a decisão foi tomada pensando nos alunos, ao contrário do que algumas pessoas pensam. Segundo ele, “os alunos estando o dia todo no colégio, os pais podem ficar mais tranquilos pois também estamos preocupados com a qualidade de vida dos alunos. Pensamos que isso seria o melhor”, disse.

                Uma preocupação frequente dos alunos, é se terão de passar todas as 9 aulas sentados, estudando. A pedagoga Carmen assegura que esse não é o caso, “Dentro das disciplinas diferenciadas, as metodologias também serão diferenciadas com aulas nos laboratórios de informática, química, ciências e aulas com atividades físicas, dança, teatro, entre outras. Não vai ser cansativo para o aluno”, assegurou Carmen.

                               O diretor afirmou que o colégio está à disposição para sanar as dúvidas e preocupações dos pais e alunos sobre essa nova modalidade. “Eu acredito que vai ser bom, pois conheço outros colégios em tempo integral e são fantásticos. A qualidade de ensino, a postura do aluno, muda completamente”, relatou.

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