Cidades aumentam fiscalizações de desobediência de decretos do Covid-19

168 views
12 mins leitura

Depois de União da Vitória lançar decreto mais rigoroso contra as aglomerações e festas clandestinas que desobedeciam ao decreto contra o Covid-19, Porto União anunciou um decreto mais rigoroso e aumento nas fiscalizações. 

Em União da Vitória segundo divulgou a assessoria, pelo segundo final de semana consecutivo, desde a publicação do decreto 255/2021, a equipe de fiscalização da prefeitura saiu as ruas juntamente com o 27º Batalhão da Polícia Militar, intensificaram os trabalhos para contenção do não cumprimento das medidas de segurança para a não proliferação do Coronavírus.

Durante a última semana, mais de 150 estabelecimentos comerciais de União da Vitória foram visitados e orientados sobre as novas medidas impostas pelo Poder Público para a diminuição dos casos de coronavírus no município. Um total de três eventos com aglomerações de pessoas foram verificados pelas equipes da fiscalização, onde mais de 60 multas foram aplicadas.

“Infelizmente as pessoas ainda não entenderam a gravidade do coronavírus, as festas, reuniões, confraternizações estão proibidas. Esta proibição se deve, para evitar a aglomeração e circulação das pessoas num mesmo ambiente. Onde há a circulação e aglomeração o vírus se propaga mais facilmente”, explica Angela Horbatiuk, responsável pela fiscalização municipal de União da Vitória, “Cabe frisar, que ninguém que foi multado, teve sua multa isenta ou perdoada. Houveram alguns comentários nas redes sociais sobre isso, mas, ninguém que recebeu a multa, teve ela retirada. Ainda não houve tempo hábil, para realizar a análise dos recursos de quem recorreu, que é um direito de todo cidadão recorrer daquilo que não acha que é correto. Mas até o presente momento, não houveram isenções nem perdões das multas aplicadas pelas equipes de fiscalização”, completa.

Durante esta semana, as equipes continuam seu trabalho de fiscalização durante manhã, tarde e ao toque de recolher, a fim de coibir qualquer descumprimento dos decretos vigentes, e para que desta forma diminuam os casos da COVID-19 e consequentemente a diminuição da superlotação das UTIs em nosso município. No período de 16 a 23 de maio União da Vitória registrou 381 novos casos de coronavírus e 7 pacientes vieram a óbito em decorrência da infecção.

Já em Porto União, segundo divulgou a administração municipal, o departamento de fiscalização da Prefeitura Municipal de Porto União esteve autuando estabelecimentos comerciais e encerrando festas domiciliares. Desde sexta-feira, 21, está valendo o Decreto nº1223 de 20 de maio que determina, entre outras normativas, a proibição de comercialização de bebidas alcoólicas depois das 20 horas. Os estabelecimentos comerciais que descumpriram o decreto foram notificados e denúncias de aglomerações em propriedades particulares foram averiguadas.

Já na noite de sexta-feira, cinco estabelecimentos foram fechados sendo eles nos bairros Bela Vista, Monte Líbano, Centro e Santa Rosa. Também foram encerradas três festas sendo duas no bairro São Francisco e uma no bairro Bela Vista. Segundo anunciou a prefeitura de Porto União em suas redes sociais, a Polícia Militar não pôde dar o suporte para a ação quando acionada.

Já no sábado, 22, foram quatro notificações em estabelecimentos comerciais no bairro Santa Rosa, Conjunto Porto União e Centro.  Também foram encerradas seis festas domiciliares em São Miguel da Serra, Monte Líbano, Área Industrial, Vice King e São Pedro.

No domingo, 23, uma notificação foi feita em estabelecimento comercial no Bairro São Francisco e uma festa clandestina foi encerrada no bairro São Pedro. No domingo foi possível contar com o apoio da Polícia Militar. Além da fiscalização dos estabelecimentos comerciais e das aglomerações em ambientes particulares, outras medidas para tentar frear o contágio pelo novo Coronavírus estão sendo adotadas como a interdição de espaços públicos do tipo parquinhos e academias ao ar livre. Isso porque não é possível manter esses aparelhos e brinquedos higienizados e, mesmo sendo ao ar livre, promovem aglomeração.

O decreto segue em vigência por tempo indeterminado e a administração municipal faz um apelo pela conscientização da população para tentar diminuir o número de casos ativos que somam 507. Em União da Vitória ontem eram 376 casos ativos, somando as duas cidades tinham ontem 883 casos.

Porto União ainda aprovou na noite desta segunda-feira, 24, lei que institui multa civil pelo descumprimento das medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia decorrente do novo Coronavírus, após a notificação e advertência por escrito, aplicação de multa civil no valor de R$ 1 mil; e em caso de nova reincidência, aplicação de multa civil no valor de R$ 5 mil reais.        

A Polícia Militar de Porto União no sábado, 22, em suas redes sociais publicou as suas ações no município diante da Pandemia do Covid-19. Leia o que diz a publicação.

“A 1ª Companhia de Polícia Militar de Porto agradece os munícipes de Porto União e região, que estão colaborando neste momento de crise e respeitando as diversas medidas que estão sendo adotadas para garantir a luta contra a disseminação do vírus Covid-19. A pandemia tem feito com que famílias permaneçam em suas residências e empresários se adaptem aos novos horários de funcionamento de seus estabelecimentos. Da mesma forma a Polícia Militar está unida a comunidade, sempre a frente das regulamentações e orientações, não medindo esforços para amenizar esse momento de crise. Desde o início da pandemia fiscalizamos centenas de estabelecimentos comerciais e aglomerações em ambiente público e privado, restando algumas notificações, interdição cautelar, mas na maioria das vezes as orientações foram acatadas. Procuramos sempre conscientizar os munícipes de todas as atualizações através de nossas mídias sociais, nossas redes de vizinhos, comércio e rurais. Compreendemos que é o momento de unir esforços para vencer o contágio e a pandemia do COVID-19. Lembramos que por força de Legislações, cabe a Polícia Militar fiscalizar as normas Estaduais. A 1ª Companhia agradece imensamente os esforços de todos neste momento! Logo estaremos retornando as atividades cotidianas com paz e saúde.”, diz a nota.

No Paraná

Em entrevista a TV, o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que na próxima semana o Governo do Estado vai endurecer as medidas restritivas. Antes o Secretário apresentou a situação epidemiológica da Covid-19 no Estado em reunião com a Associação dos Municípios do Paraná e as 19 associações microrregionais dos municípios. “Este diálogo é muito importante para que possamos alinhar as expectativas e também reiterar os critérios que embasam as decisões do Governo do Estado quanto às medidas mais restritivas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Ele ressaltou que o Estado apoia medidas mais rígidas adotadas pelos municípios.

“Esse é um momento muito decisivo e nos mantendo esse número de casos, devemos ter uma mudança de rumos aí nos decretos. Não vejo espaço para grandes intervenções de quarentena restritivas. Como já passamos o ano passado e no início agora de fevereiro, mas vamos endurecer um pouco mais possivelmente do período da noite provavelmente alguma possibilidade de ser o horário de toque de recolher das 22 horas para às 21 horas ou 20 horas. Vamos acertar isso na semana que vem e pedir uma fiscalização um pouco maior por parte de todos os nossos parceiros que são as prefeituras e também das forças de segurança do Estado do Paraná e todos os envolvidos nesse momento muito crítico muito dramático. Estamos vendo um avanço rápido e exponencial novamente número de casos, essa é a nossa última cartada, nós estamos no limite e por isso eu quero insistir com os cuidados”, afirmou o secretário. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Conheça o projeto Catálogo das Águas, que oferece roteiros de exploração de cachoeiras

Próxima publicação

Pior momento da pandemia: casos ativos e óbitos de covid no Vale do Iguaçu aumentam a cada dia