A Chegada do Papai Noel da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta sexta-feira, 26, deu início ao período natalino no comércio local. A Carreata do Papai Noel teve início às 20h, passando pelas principais ruas de União da Vitória e Porto União com chegada na Estação União. Durante a carreata houve distribuição de balas premiadas. Foi anunciado também o horário de Natal no comércio local que inicia no dia 06 de dezembro com a abertura das lojas durante a noite. Entre os dias 6 a 10, o comércio abre às 08h30 até às 12h e das 13h30 às 19h. No sábado, 11, o comércio ficará aberto até às 16h, assim como nos outros sábados antes do Natal. A partir do dia 13 e até o dia 23 a abertura do comércio será das 08h30 às 12h e 13h30 às 22h. No domingo, dia 19, as lojas abrem às 15h e fecham às 19h.
“Ao lado do prefeito da vizinha cidade de Porto União, e com a organização do CDL, recebemos o nosso Papai Noel. Parabéns a todos pela organização e em especial a todos que se fizeram presentes e prestigiaram este evento maravilhoso, resgatando e fortalecendo o espírito de Natal em nossos corações”, disse o Prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, que adiantou ainda que terá mais doía desfiles, “vai ter mais dois desfiles dia 15 e 22 de Dezembro”, completou.
Tanto a administração municipal de União da Vitoria como Porto União já decoraram as ruas do centro da cidade com enfeites de Natal. União da Vitória lançou também chamamento público para as festividades do Natal 2021. O edital traz o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas que queiram ocupar espaços para a exploração comercial durante as Festividades do Natal 2021 que acontecerão entre 06 e 23 de dezembro.
O edital é voltado para a concessão de exploração comercial de brinquedos, trailers e ambulantes em dois pontos onde acontecerão as atividades em comemoração ao Natal. Os locais definidos são a Praça Alvir Reisemberg, em frente à Câmara de Vereadores de União da Vitória e a Praça Coronel Amazonas, em frente à antiga prefeitura.
Os interessados em participar deverão apresentar a documentação, em envelope lacrado no Setor de Protocolo Geral da Prefeitura. A ocupação dos espaços será pela ordem da entrega dos documentos e a regularidade dos mesmos e o chamamento seguirá aberto até a ocupação de todos os espaços.
Para participar também será cobrada uma taxa dos comerciantes que varia entre R$50,00 e R$329,00 dependendo do serviço que será prestado.
Expectativas para as vendas
O Natal, data mais importante do ano para o comércio, deverá confirmar a força de sua tradição em 2021. Com o avanço da vacinação e o pleno funcionamento das atividades comerciais em todo o país, a expectativa é que 77% dos consumidores presenteiem este ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. De acordo com o levantamento, estima-se que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras de presentes de Natal, com potencial para injetar aproximadamente R$ 68,4 bilhões na economia.
Entre aqueles que não pretendem presentear no Natal, a principal justificativa é a falta de dinheiro (26%), não gostar ou não ter o costume (19%), seguido pelos que estão desempregados (16%).
Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, o avanço da vacinação e a reabertura total das atividades comerciais em todo o país trazem uma expectativa para o setor, mesmo em um cenário de dificuldade econômica.
“Este ano será possível realizar festas e eventos sociais e coorporativos. Isso também estimula as compras e o consumo. Apesar do cenário econômico preocupante, a pesquisa demonstra que a força simbólica e cultural do Natal se sobrepõe às adversidades que os brasileiros ainda lidam com a crise econômica. O Natal é o período mais aguardado do ano para consumidores e comerciantes e dá indícios de que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando, ainda que aos poucos”, destaca Costa.
Filhos serão os mais presenteados. Roupas, brinquedos e perfumes lideram o ranking dos presentes
De acordo com a pesquisa, os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos (62%), a mãe (45%) e o cônjuge (42%). Além disso, 69% dos consumidores pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal. Em média, os consumidores pretendem comprar 4,5 presentes para algum familiar ou amigo no Natal e o ticket médio de cada presente será de R$ 122,78. Vale destacar ainda que a metade daqueles que vão comprar presentes deseja gastar até R$ 150,00 por presente (49%).
Entre os itens mais comprados, 61% afirmam que pretendem comprar roupas, 37% brinquedos, 36% perfumes/cosméticos, 36% calçados e 24% acessórios.
De acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2020, 40% pretendem comprar este ano a mesma quantidade de presentes adquiridos no ano passado, enquanto 28% pretendem comprar mais presentes e 22% menos.
Entre os pesquisados, 33% pretendem gastar menos nas compras de presentes este ano, 31% pretendem gastar mais e 27% gastar a mesma quantia. Entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% querem economizar, 22% estão com o orçamento apertado e 18% citam as incertezas com relação à economia brasileira para o próximo ano.
Já aqueles que devem gastar mais afirmam principalmente que darão um presente melhor (36%), os preços estão mais caros (34%) e darão mais presentes (26%).
Internet será o principal local de compra. 79% pretendem fazer pesquisa de preços
Seguindo a tendência das compras online, a internet (45%) será o principal local de compra dos consumidores no Natal, em seguida aparecem as lojas de departamento (43%) e o shopping center (40%). Entre aqueles que farão compras online, 37% devem comprar quase todos os presentes na internet; 31%, metade dos presentes; e 21%, todos os presentes. Em média, 67% dos presentes serão comprados pela internet.
Os canais de compra online mais utilizados devem ser: os sites (76%) e os aplicativos (72%), com destaque para os de lojas varejistas nacionais e em sites internacionais, seguidos pelo Instagram (23%).
A internet também será o principal local de pesquisa de preços, de acordo com os entrevistados: 79% pretendem fazer pesquisa de preços antes de comprar os presentes, sendo que 83% vão utilizar a internet (sobretudo os sites e aplicativos e as redes sociais). Já 68% costumam fazer pesquisas de forma offline, principalmente nas lojas de shopping e de rua.
Na percepção da maioria dos consumidores (71%), os preços em 2021 estão mais caros do que no ano passado, enquanto para 20% estão na mesma faixa de preço e 7% acreditam que estão mais baratos.
Os consumidores também estão atentos aos preços. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem comprar os presentes, 55% são influenciados pelo preço. Já 39% escolhem o local por conta de ofertas e promoções; 24%, pela variedade de produtos; e 23%, pelo atendimento.
Dinheiro e cartão de crédito parcelado serão principais formas de pagamento. Número médio de parcelas será de 6,3
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: dinheiro (48%), cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (38%) e PIX (30%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 6,3 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em junho de 2022.
De acordo com os consumidores, 49% pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes, 43% afirmam que mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento e 28% para poder comprar presentes melhores.
“Dividir as compras em uma grande quantidade de parcelas sem avaliar o peso no orçamento pode atrapalhar o planejamento financeiro para o começo do ano. Sempre que possível, o ideal é pagar à vista, evitando o endividamento e procurando descontos. Mas, caso seja preciso parcelar, é recomendável restringir o número prestações para diminuir o impacto dessas compras no longo prazo”, orienta o presidente da CNDL.
Contratação temporária
O Paraná terá o maior nível de contratações de funcionários temporários dos últimos sete anos segundo sondagem realizada pela Fecomércio PR. De acordo com o levantamento, 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários neste ano. A expectativa em relação às vendas natalinas é de que elas contribuam para recuperar os prejuízos gerados pela pandemia e fortaleça ainda maia a retomada econômica.
Com o intuito de contribuir ainda mais para as vendas de final de ano, Sesc e Senac PR estão com vagas abertas para a Semana de Preparação para Vendas de Natal, um projeto gratuito que visa auxiliar na capacitação e geração de renda para o período de maior movimento do comércio.
Serão cinco encontros online, a partir de 29 de novembro, com temas focados nas vendas. São eles: atendimento na época do Natal: experiência do consumidor; vendas de Natal: conheça seus clientes e as novas exigências do mercado; marketing de Natal: ideias para aumentar suas vendas; compras de Natal on-line: uso das redes sociais e sites para consumidores digitais, e como contratar e treinar vendedores temporários para o Natal.
Presencial
Além dos encontros online, serão realizadas atividades presenciais em 16 unidades do Sesc PR e 18 do Senac PR em todo o estado. As unidades oferecerão capacitações na área de comércio – motivação e preparo da equipe para as vendas de Natal, estratégia de vendas para o Natal, como preparar sua loja para a melhor data de vendas do ano, Sucesso em vendas para o Natal, liquidação de produtos pós-natal e impulsionando as vendas pós-feriado – loja física e on-line; na área de design – confecção de enfeites natalinos, decoração natalina – apresentação de produtos e vitrines e mesa moderna de Natal – decoração de mesa, e na área de gastronomia – culinária natalina – dicas para a ceia, culinária natalina: roscas e panetones, bolachas natalinas e preparo de confeitos natalinos.