Centro de Pesquisa e Inovação do CBMSC é inaugurado em Florianópolis

83 views
4 mins leitura


Fotos: Julio Cavalheiro/ Secom

Foi inaugurado o Centro de Pesquisa e Inovação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) nesta quarta-feira, 23, em Florianópolis. Na cerimônia também houve a entrega de equipamentos para utilização no local.

O laboratório voltado à pesquisa de incêndio e perícia irá funcionar no Parque Tecnológico Alfa. As instalações do espaço foi fruto de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com a cessão de uso do prédio por 20 anos ao CBMSC.

>> Mais fotos na galeria

A corporação também contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina, que por meio do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), adquiriu mobílias, além de equipamentos altamente tecnológicos no valor de R$ 2.051.196,80, dentre os quais se destacam um cromatógrafo gasoso com espectrometria de massa, um calorímetro de varredura diferencial e um equipamento de espectroscopia de infravermelho.

O Centro de Pesquisa e Inovação é destinado para os estudos em ciências do fogo, com foco na prevenção, combate e investigação de incêndios.

Histórico

O serviço de investigação de incêndios do CBMSC teve início no final da década de 70, graças à iniciativa de um visionário da instituição, o coronel RR Luiz Antônio Cardoso. Na década de 90 o CBMSC já possuía um laboratório de apoio pericial, para os peritos e incêndio, localizado inicialmente no prédio histórico da corporação. Neste laboratório, a semente de um espaço destinado à pesquisa e inovação foi semeada por um grupo de dedicados bombeiros, entre eles o coronel Claúdio Gomes (in memorian), o coronel Vanderlino, subtenente Macedo, soldado Rocha e outros que sonhavam com uma atividade de investigação e pesquisa forte. No entanto no ano de 2003, com a emancipação, ele foi desativado por não haver local e efetivo destinado.

A corporação sempre sentiu a necessidade de retomar as atividades do laboratório, sendo que desde o ano de 2006 algumas outras sementes foram plantadas, com projetos exitosos, como por exemplo, o simulador de incêndio em Joaçaba; o centro de treinamento de busca e resgate em estruturas colapsadas em Tijucas; o centro de treinamento de combate a incêndio estrutural em Tubarão e Laguna, e o centro de treinamento de combate a incêndio florestal em Xanxerê.


Informações adicionais à imprensa:
Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC
48) 3665-8426 / (48) 98843-4427 / (48) 9 9938-9839
imprensa@cbm.sc.gov.br 


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Hospital Infantil Joana de Gusmão habilita 12 leitos de UTI no Ministério da Saúde

Próxima publicação

Coronavírus em SC: Estado confirma 472.199 casos, 443.980 recuperados e 4.885 mortes por Covid-19