CDL das cidades divulga a Semana Brasil de 2020

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A Semana Brasil que vai de 03 a 13 de setembro, é uma forma que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória e Porto União buscou junto com a Câmara Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) uma forma de incentivar a compra no início de setembro.

A CDL incentivou aos comerciantes das cidades para decorar sua empresa nas cores verde e amarelo com balões, tecidos, objetos temáticos entre outros e também que usem as redes sociais para divulgar sua participação na Semana Brasil, que serão oferecidas ofertas especiais aos consumidores.

Criada para aliar o espírito patriótico da semana de 7 de setembro com incentivos e descontos para pequenos, médios e grandes comerciantes. Gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo já aderiram à campanha que busca o aumento das vendas e a movimentação da economia.

O mote da campanha 2020 é “Todos juntos, com segurança, pela retomada e o emprego”. Iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, a Semana Brasil é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e possui três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.

“A Semana em 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, tempo de normalização da relação econômica entre pessoas e empresas” disse o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten.

Neste ano, será dedicada atenção especial ao pequeno e médio comerciante, de acordo com secretário-executivo. “Vamos trazer o pequeno e o médio comerciante, o lojista de bairro”, explicou. Esses comerciantes já podem acessar todo o kit visual de promoção da Semana Brasil. “A condição fundamental é de fato proporcionar benefícios reais aos consumidores”, ressaltou.

No site www.participesemanabrasil.com.br estão disponibilizadas mais de 12 opções de campanhas, com as artes oficias do projeto para download, além de vinhetas, opção de personalização com a marca da empresa interessada e temas promocionais.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância do comprometimento do Sistema com a execução do projeto. “O Sistema CNDL, presente em todos os estados por meio das mais de 2 mil entidades e mais de um milhão de pontos de vendas, estará de corpo e alma na Semana Brasil para que possamos estimular o consumo e as vendas de forma consciente e segura”, diz.

Segundo Fabio Wajngarten, a orientação é que sejam seguidos todos os protocolos de saúde e segurança devido à pandemia do coronavírus. “Quisemos fazer dez dias de Semana Brasil até para que não houvesse concentração populacional nas lojas e nos shoppings, cumprindo todo o protocolo de segurança por conta da Covid-19”, disse.

Semana Brasil

Em 2019, a Semana Brasil foi realizada entre os dias 6 e 15 de setembro e contou com a participação de mais de 14 mil empresas. Setores como o varejista, imobiliário e de publicidade ofereceram descontos, promoções e benefícios reais aos consumidores.

Segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online cresceram 41% durante nos dias da campanha em comparação ao mesmo período de 2018. As vendas no varejo registraram crescimento nominal de 11,3% no mesmo período, segundo levantamento da Cielo. Para esse ano, a expectativa do governo é de que o evento traga resultados ainda melhores para a economia.  “A expectativa do setor de serviços, comércio e varejo, higiene e beleza, restaurantes, entretenimento, é excelente. Está todo mundo muito animado”, disse Wajngarten.

Os segmentos que mais se destacaram em 2019 e puxaram o crescimento das vendas foram os de cosméticos (+19,8%), móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (+12,6%), turismo e transporte (+6,6%), vestuário e artigos esportivos (+6,1%) e supermercados e hipermercados (+4,5%).

A segunda edição da Semana Brasil, que acontece entre os dias 3 e 13 de setembro, deve marcar a consolidação da campanha como uma das principais datas para vendas no país. No ano passado, em sua primeira edição, a ação contou com a participação de mais de 14 mil empresas. As vendas online cresceram 41% em comparação ao mesmo período de 2018. Levantamento da Cielo registrou crescimento nominal de 11,3% nas vendas do varejo.

A volta da campanha em 2020 não poderia ser mais propícia. O setor de comércio e serviço foi um dos mais impactados pela crise da COVID-19 e, após meses acumulando perdas e prejuízos, começa a dar sinais sólidos de recuperação. A Receita Federal registrou aumento significativo na emissão de notas fiscais do último mês de julho, 7,3% maior que o mês de junho e 12,6% superior ao de julho de 2019. Na média diária de vendas com a NFe, o Brasil atingiu R$ 25,8 bilhões, o maior patamar de 2020.

O processo de reabertura do comércio também começa a ser ampliado em diversas cidades. Depois de praticamente cinco meses fechados, finalmente todos os shoppings centers do país voltaram às suas atividades.

Criada para aliar o espírito patriótico da semana de 7 de setembro com incentivos e descontos para a população, a Semana Brasil já está vitaminando o clima de otimismo deixado pelos indicadores econômicos e decisões das autoridades públicas.  Gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo já aderiram à campanha.

Com o tema “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”, a campanha também mostra que tem ciência de que o momento exige responsabilidade dos varejistas, e que os cuidados adotados com a saúde dos consumidores e empregados nos últimos meses devem seguir sendo prioridade.

A CNDL acredita que esse é espírito que vai guiar o comércio daqui para frente, e que é ele que vai garantir uma recuperação econômica segura e responsável. Por isso, orientamos nossos associados a aderir à Semana Brasil. Se você é comerciante, acesse o site www.participesemanabrasil.com.br e se informe como tirar o melhor proveito da campanha.

“Mais do que participar de uma semana de promoções, essa é a oportunidade para se de atrair o otimismo que sempre caracterizou o setor varejista”, afirma da Costa.

SEGURANÇA

Os comerciantes das cidades devido aos constantes assaltos, roubos e furtos nas empresas e com a soltura de um dos acusados de vários crimes, emitiram um documento para todos os órgãos púbicos das cidades.

Segundo a carta, o objetivo é “Expressar sua preocupação e repúdio quanto aos diversos assaltos que têm ameaçado a segurança e tranquilidade dos comerciantes locais e moradores das cidades Gêmeas do Iguaçu. Em especial, o que nos motiva à confecção deste documento, é que no dia 24/08/2020, o responsável por inúmeros arrombamentos e furtos foi solto, após decisão judicial. Este indivíduo ameaça, novamente, a tranquilidade dos lojistas e moradores das cidades de União da Vitória e Porto União. O mesmo saqueou diversos estabelecimentos na última semana, deixando trabalhadores com o prejuízo de seus arrombamentos e furtos, justamente em um momento mundial de recessão econômica e incertezas no futuro das empresas, devido às restrições e ações tomadas no combate à pandemia do COVID-19”, diz a carta.

A carta afirma ainda que o criminoso tem certeza de sua impunidade, pois na noite de 24/08/2020, logo após sua soltura, o acusado arrombou e saqueou mais um estabelecimento comercial no Centro de União da Vitória.

“Livre, o indivíduo nos deixa diariamente temerosos de que pratique novos arrombamentos e furtos e, especialmente, preocupados com a integridade das pessoas que, todos os dias, exercem seu trabalho com esforço e honestidade junto ao comércio da região”, completa a carta.

“É por essa razão que, INDIGNADOS com as ocorrências dos últimos meses e cansados de sentirmos medo; preocupados com a impunidade nos casos destes últimos arrombamentos e furtos; EXIGIMOS que providências sejam tomadas a fim de garantir a segurança dos lojistas, comerciantes e cidadãos de União da Vitória e Porto União”, finaliza a carta.

O delegado de União da Vitória teve uma reunião com alguns comerciantes, Dr. André Vilela, afirmou que a polícia civil já tomou as devidas providências para o encarceramento do indivíduo. Posso falar a vocês que existe um grande interesse de todos para resolver nossos problemas em relação à segurança pública.

Segundo os comerciantes nos próximos dias, deve aumentar o debate sobre as medidas efetivas para o problema de segurança pública. As portas estão abertas, e todos demonstraram estarem abertos ao diálogo.

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