Campanha “Adote Uma Vovozinha” é realizada em prol do Lar das Vovozinhas de Daniel

/
1513 views
7 mins leitura

A antiga Associação Profeta Daniel, agora Lar das Vovozinhas de Daniel, é uma entidade sem fins lucrativos que cuida mulheres idosas de União da Vitória e Porto União. Com o ideal de acolher idosas, sem distinção quanto à raça, cor, credo político ou religioso, numa relação de afeto, amor e carinho, contribuindo para elevar o bem-estar e a autoestima, dando qualidade de vida em um ambiente acolhedor e aconchegante, garantindo-lhes a conservação dos vínculos familiares e um envelhecimento saudável.

Antes o atendimento era apenas para mulheres com dependências química, mas quando o asilo no distrito de São Cristóvão fechou, a então presidente da entidade na época Tânia Forte a pedido da municipalidade iniciou o atendimento as idosas.  

Segundo informou a Secretária da entidade, Michele Albino, atualmente são atendidas 21 idosas, sendo a mais nova com 60 anos e a mais velha com 95 anos.

“O Lar existe desde 2001 e começou com o atendimento para mulheres dependentes químicas, mas quando a cidade precisou de mais um ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos, são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos), com o fechamento do asilo em São Cristóvão, os órgãos públicos entraram em contato com a presidente Tânia Forte que era a gestora na época, para acolher as idosas aqui”, explicou.

Este ano a administração da entidade passou para a Primeira Igreja Batista de União da Vitória e o pastor Daniel Fabio Alves de Carvalho se tornou presidente da Associação Profeta Daniel que passou a se chamar Lar das Vovozinhas de Daniel.

De acordo com Michele a entidade funciona com três eixos: a família, a associação e poder público. “A maioria recebe a aposentadoria e todo mês os custos são bancados junto com as doações e campanhas. Para manter a instituição demanda de um valor alto, devido a equipe que cuida das idosas. A maioria não tem condições de pagar e com esses três eixos que conseguimos manter. Temos a ajuda das prefeituras de União da Vitória e Porto União, de algumas cidades vizinhas e algumas vozinhas que estão aqui são particular”, enalteceu.

E para fazer um natal diferente para as idosas que a empresária Kely Sati Gugelmin, sócia proprietária do Jornal Diário O Iguassú, teve a iniciativa de tentar deixar o natal das idosas melhor, se cada um puder “adotar” uma vovozinha para presentear no Natal. “A ideia surgiu de uma ação parecida realizada há cerca de quatro anos, quando um projeto foi realizado num asilo de homens. Ano passado tentamos fazer em uma outra instituição, mas não obtive resposta. Esse ano conversando com o presidente do Lar das Vovozinhas de Daniel, ele aceitou a ideia”, conta. A campanha é realizada em parceria com Jornal O Iguassú; Primeira Igreja Batista de União da Vitória; Lar das Vovozinhas do Profeta Daniel e Academia Corpo em Ação. (Veja em box a lista de presentes)

Segundo Kely é uma forma de trazer uma alegria para os idosos que muitas vezes não tem família e quando tem muitas vezes não tem psicológico para cuidar de uma idosa. “Normalmente as pessoas adotam as cartinhas das crianças e os idosos acabam sendo esquecidos. É uma forma delas (idosas) receberem um carinho e uma atenção a mais”, completa.

De acordo com Michele as visitas das famílias dos idosos acontece quase todo final de semana “e algumas idosas não tem família e ou a família é bem desestruturada, então qualquer visita para elas é importante. Porque esse carinho e afeto deixam eles mais felizes e deixam o dia delas melhores”, enaltece.

Faça uma campanha de Natal diferente, adote uma vovozinha para presentear. Abaixo segue o nome de cada vovozinha e seus desejos natalinos, os presentes podem ser entregues no Jornal O Iguassú, Academia Corpo em Ação e diretamente no lar.

Nelci – Blusa G ou Chinelo 37/38

Maria de Lurdes  – Colar ou vestido G

Helena  – Camiseta p ou  chinelo 35

Laide – Calça M ou Colar

Regina – Calça G ou Colar

Diva  – Perfume ou Blusa GG

Anacir Blusa M

Carmem  Sapato, Patufa ou Chinelo – 36

Paulina – Chinelo 36/37 ou  Blusa M

Nadia – Meias

Valderes – Creme para o Rosto

Isaura – Creme para o Rosto

Zadir – Creme Hidratante

Natalia – Chinelo, pantufa – 37

Vera Camiseta M, Chinelo 37

Igina – Pijama G

Ana – Vestido G

Dorvina – Presilia de cabelo, acessórios para cabelo

Cecilia – Correntinha, ursos de pelúcia

Elga – Calça G

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Secretaria de Educação lança o livro “Memórias de União da Vitória”

Próxima publicação

Bolsas térmicas para armazenamento de insulina