Na tarde de terça-feira, 13, uma guarnição da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, deslocou até a Rua Marcílio Müller no Bairro Jardim Esperança, para atender ocorrência de animal preso em tubulação.
Chegando no local, a guarnição conversou com o solicitante que apontou onde o cão estaria preso, tratando-se de tubulação de águas pluviais, não aparentava o animal estar preso, entretanto, não era possível confirmar tal fato, uma vez que o animal estava a aproximadamente 10 metros da saída da tubulação.
Diante da situação, a PM Ambiental pela necessidade de equipamentos adequados, solicitou auxílio à órgãos governamentais que poderiam ajudar, porém negaram alegando que nunca fizeram esse tipo de serviço.
Neste momento a guarnição retornou para a 3ªCIA, onde aguardaria o anoitecer na esperança de que o cão saísse sozinho. Ato contínuo fora comunicado ao secretário do Meio Ambiente Municipal Hilário Kath acerca do ocorrido, tendo este se posicionado no sentido de resolver o problema, informando que a guarnição poderia retornar ao local que este providenciaria auxílio adequado.
Retornado ao endereço da ocorrência chegou ao local o secretário, acompanhado dos senhores Adinor e Francisco, os quais auxiliaram na escavação manual da rede de águas pluviais até a chegada de uma retro escavadeira da Companhia de Águas e Saneamento (CASAN), prontamente disponibilizada após pedido do secretário.
Iniciados os trabalhos de remoção da tubulação, o cão, provavelmente assustado com a movimentação do maquinário, saiu por conta própria do local, e para a surpresa de todos, seguido de outro cão (fêmea) de porte menor, os quais não aparentavam debilitados, tão pouco feridos. Agradecido o empenho dos servidores municipais, do operador da retro escavadeira pertencente à Casan e dos moradores locais que auxiliaram na escavação e fornecimento de algumas ferramentas sobressalentes fornecidas por Sérgio Alves Machado, Alex e Valdir, foi finalizado o atendimento.