O Senado aprovou ontem o projeto de lei que cria o Programa Gás para os Brasileiros, que irá auxiliar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha. O projeto prevê que cada família receba bimestralmente o equivalente a 40% do preço do botijão de gás. Agora a matéria retorna à Câmara para nova votação, e caso aprovado e, depois sancionado pelo presidente, beneficiará famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada.
MENOR PREÇO
Um aplicativo, disponibilizado pelo Governo do Paraná, mostra onde comprar produtos mais barato. A ferramenta permite ler o código de barras do produto com o próprio celular e verifica os valores em diversos estabelecimentos em um raio de 20 quilômetros. Mostra, ainda, a distância e um mapa com a rota mais curta para chegar ao local.
PRESERVAÇÃO
A mudança da Secretaria Municipal da Cultura de União da Vitória para o novo endereço, na Casa Vila Maria, mais conhecida como “Casa do Coronel Amazonas, no distrito de São Cristóvão. destaca o processo de respeito e preservação que União da Vitória vem mantendo nos últimos anos.
O casarão histórico que estava a ponto de cair pelo abandono, agora se torno ponto centro dos projetos culturais da cidade. No local, além da sede da Cultura, também serão realizadas exposições e eventos na área cultural e histórica do município.
“Nossa mudança surge da vontade de ocupar os espaços históricos de nossa cidade. Muitos olham para os espaços históricos como meras ruínas de tempos que não voltam mais, entretanto, nós, acreditamos que esses espaços ainda tem muito a nos contar e agregar em nossa cidade”, afirmou a secretária Francielle Misturini.
VÔOS EM UNIÃO DA VITÓRIA
Falei ontem no fechamento desta coluna rapidinho sobre a garantia do retorno dos vôos aéreos entre Curitiba e nossa cidade e quero dar destaque à declaração que o deputado Hussein Bakri fez ontem após saber da notícia.
Hussein declarou que ‘“Nos anos 1950, três empresas faziam voos em União da Vitória. Em 1960, infelizmente isso acabou. Quando o cidadão vê na tela do aeroporto o nome da sua cidade, há um ganho imensurável de projeção e autoestima. A volta do Voe Paraná vai ser fundamental para o planejamento de retomada econômica no pós-pandemia, com a atração e ampliação de negócios e a geração de emprego e renda”. O primeiro voo entre União da Vitória e Curitiba ocorreu em outubro de 2019, mas, no momento em que o município era um dos líderes de venda de passagens entre os mais de 10 destinos no interior do Paraná, o programa precisou ser interrompido devido às restrições impostas pelo coronavírus.