Balanço Cidadão simplifica informações sobre as contas públicas de Santa Catarina

115 views
5 mins leitura

 Michele Roncalio apresentou um resumo do Balanço Cidadão – Fotos: James Tavares / Secom

Com o objetivo de dar mais transparência às contas públicas, com informações práticas e didáticas, o Governo do Estado apresentou, nesta quinta-feira, 2, o Balanço Cidadão. O evento foi realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e contou com a participação de secretários de Estado, presidentes de autarquias e empresas públicas, representantes de federações, universidades, entidades de classe e órgãos de controle.

VEJA MAIS IMAGENS NA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

“Esse é um instrumento de educação fiscal, que visa aproximar o Poder Público do cidadão. A publicação traz, de forma simples, dados sobre a arrecadação, impostos, repasses obrigatórios e o quanto foi investido nas principais áreas”, disse o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, na abertura do encontro.

A secretária adjunta da SEF, Michele Roncalio, apresentou um resumo do projeto, com os principais tópicos da publicação. “O documento está dividido em 10 capítulos, totalizando 56 páginas. Trata-se de um resumo da prestação de contas que o Governo entrega anualmente ao Tribunal de Contas, 60 dias após o início dos trabalhos legislativos”, explicou.

 Página do documento digital, informações práticas e didáticas

Após a apresentação, foi promovido um debate com o tema “Instrumentalização do controle social pelas Administrações Públicas”, mediado pelo secretário de Estado da Comunicação, Ricardo Dias. A discussão contou com a participação da especialista em compliance e futura secretária de Integridade e Governança, Naiara Augusto, que salientou a importância da transparência no Poder Público.

“O Balanço Social tem a premissa de fomentar a participação da sociedade na implementação e na fiscalização dos recursos aplicados em cada área governamental. É um documento digital extremamente valoroso, que proporciona a todos o acesso de onde os recursos estão sendo aplicados, onde o dinheiro dos nossos impostos está sendo empregado”, afirmou Naiara. 

 Secretário da Fazenda, Paulo Eli, chamou de “instrumento de educação fiscal”

O diretor-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE/SC), Marcelo Brognoli da Costa, lembrou que a instituição emite o parecer formal das contas do Estado e, posteriormente, elabora uma publicação simplificada, chamada de “Para onde vai seu dinheiro”. “As duas publicações se complementam e quem ganha é a sociedade”, avaliou Brognoli da Costa.

O debate contou, ainda, com a presença do vice-presidente do Observatório Social de Santa Catarina, Carlos Mussi, que destacou a preocupação do órgão com o exercício da cidadania. “A sociedade clama por transparência e informação e esperamos que esse trabalho tenha continuidade”, argumentou.

Em conformidade com o programa Governo Sem Papel, o Balanço Cidadão está disponível em formato digital nos sites e demais plataformas do Governo do Estado e pode ser acessada neste link.

 Secretário Ricardo Dias, no microfone, ao lado de Marcelo Brognoli da Costa e Naiara Augusto 

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda
Michelle Nunes
Fone: (48) 3665-2575/ (48) 9929-4998
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Sarah Goulart 
E-mail: sgoulart@sef.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-2504/ (48) 98843-8553
Site: www.sef.sc.gov.br 
FACEBOOK: 
facebook.com/fazendasc

 


Source: Governo SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governo do Estado entrega projeto do Acesso Norte de Laguna

Próxima publicação

Epagri ganha três troféus no Prêmio Expressão de Ecologia e se torna a maior campeã na história da premiação