Na sexta-feira, 28 de janeiro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União (APAE), esteve se reunindo com a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) senhora Janice Aparecida Steidel Krasniak, junto com a equipe da Associação de Famílias e Amigos dos Autistas (AMA) de Porto União, e na oportunidade firmaram uma parceria para ser feito todo o atendimento educacional e profissional de saúde na APAE de Porto União.
A reunião contou com a presença além da presidente da FCEE, também do presidente da APAE de Porto União, Aloisio Francisco Salvatti, da diretora da APAE Lorena Scheffer Redolfi. Já por parte da AMA estiveram presentes Micheli Oaniéski Viganó, vice-presidente, Rita Dobinski Zangrande, secretária e Ussiel Dias Júnior, tesoureiro.
A ideia inicial da AMA era fazer toda a documentação legal, para ser apresentada a Fundação Catarinense de Educação Especial para obter todos os serviços por parte da entidade, mas devido à falta de alguns itens a documentação para o presente momento foi negado, mas ouve um amplo diálogo para que ocorresse uma união junto com a APAE. Na reunião estes assuntos foram trazidos e ao final foi decidido pela união e agora em 2022, a APAE de Porto União, inicia o atendimento para 14 novos alunos com Autismo e para o ano de 2023, a presidente da FCEE Janice confirmou novos projetos e ações para o bom atendimento para a pessoa com Autismo em Porto União.
“A AMA de Porto União, foi estruturada, mas não tem toda a documentação para firmar uma parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial, para que possa ser feito o repasse de recursos ou ajuda com profissionais por parte da fundação. Devido a está situação decidimos se reunir com a APAE de Porto União, que já tem toda a documentação em andamento junto à fundação e propomos está ideia que foi bem aceita. Para este ano a fundação vai ajudar com os profissionais de educação e para o ano de 2023, vamos repassar recursos para melhor atender as pessoas com deficiências e dar toda a atenção para a pessoa com Autismo”, destacou a presidente Janice.
O presidente da APAE Salvatti, enfatizou a estrutura para o atendimento. “Para este ano vamos receber 14 novos alunos com Autismo nessa parceria com a AMA que vão utilizar as salas no nosso prédio como também de professores e da equipe de saúde numa parceria com a fundação. Para o ano de 2023, como destacou a presidente Janice, ter novos projetos e recursos por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, e na oportunidade vamos fazer quatro ou seis novas salas para o atendimento na união entre APAE e AMA”, finalizou Salvatti.