APAE de Porto União encerra primeiro projeto do Pronas/PCD

295 views
4 mins leitura

No dia 16 de outubro de 2021, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União (APAE), encerrou o ciclo do primeiro Projeto (Ampliação dos atendimentos da APAE Porto União – NUP 25000.025402/2018-85), junto ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

O projeto teve início em 2019 e através dele a instituição adquiriu vários equipamentos e materiais, além da contratação de 12 profissionais, nas áreas de odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuropsicopedagogia e psicologia, além de uma cozinheira, uma auxiliar de limpeza e uma auxiliar administrativa, para atendimento às pessoas com deficiência.

Com o aporte financeiro através da dedução fiscal do Imposto de Renda das empresas: Havan Lojas de Departamento Ltda e o Itaú Unibanco foram possíveis realizar aproximadamente 20 mil atendimentos aos alunos atendidos pela APAE de Porto União.

Mesmo com o momento pandêmico devido ao Coronavíris (Covid-19), o projeto trouxe melhorias e qualidade de vida para as pessoas com deficiência e suas famílias.

O presidente da APAE de Porto União, Aloísio Francisco Salvatti, enfatiza a importância dos recursos destinados via Pronas para a APAE e do trabalho que é feito em prol dos alunos. “Na verdade, é muito importante o Programa Pronas, ele vem do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, mas principalmente em parceria com empresas. Essa primeira etapa, o dinheiro que nós arrecadamos, foram através das Lojas Havan e também pelo Itaú Unibanco. Esse recurso foi investido, na presença de 12 técnicos na área da Saúde, e também em vários equipamentos desde a área do Consultório Odontológico até a compra de mobiliários. Esse recurso veio na hora certa para nós investirmos em prol dos nossos alunos e ter esses profissionais técnicos para atender os alunos foi fundamental por 20 meses. No mês de outubro se encerrou a primeira etapa com a prestação de contas e a fiscalização de um auditor fiscal e agora iniciamos a execução do segundo Projeto do Pronas, que tem um prazo de 24 meses”, finalizou Salvatti.

 

O que é o Pronas:

O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD foi definido e legalizado na Lei 12715 de 2012.

Essa lei instituiu esse programa com a finalidade de captar e canalizar recursos destinados a estimular e desenvolver a prevenção e a reabilitação da pessoa com deficiência.

Aqui a lei incluiu as ações de promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação e indicação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, em todo o ciclo de vida.

Esse programa acontece por meio do incentivo fiscal para as ações e serviços de reabilitação da pessoa com deficiência desenvolvida por ONG’s que realizam tratamento de deficiências físicas, motoras, auditivas, visuais, mentais, intelectuais, múltiplas e de autismo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Minivans para União da Vitória

Próxima publicação

União da Vitória recebe final do Campeonato Paranaense de Downhill neste final de semana