Foi aberta a Exposição 110 anos do Conflito do Contestado – Uma Nova Abordagem, nas lojas Havan, na noite de terça-feira, 25. A exposição apresenta trabalhos produzidos pelos alunos das escolas de Porto União, durante o projeto dos professores Bruna e Irineu Caznok.
Durante a abertura da exposição um ator, Luiz Antonio Oliveira, representou um dos personagens mais icônicos da história do Contestado, o Monge João Maria. A exposição segue até o dia 30 de outubro.
Segundo Irineu, foi trabalhado em sala de aula uma nova leitura referente ao Conflito do Contestado. “Foi um momento de muitas transformações para o povo da região, mas apresentamos aos alunos alguns aspectos positivos desse momento em que a população viveu”, destaca.
O objetivo é incentivar o sentimento crítico dos alunos para que eles entendam melhor sobre o conflito e as consequências vividas pela população até os dias de hoje. “Além da guerra e do sofrimento, Porto União teve o Hospital Santa Terezinha, que tratou os feridos. O Contestado é pouco trabalhado no currículo escolar, com o projeto pudemos impulsionar mais e trabalhar a regionalização do assunto e os alunos puderam ver novas perspectivas”, explica a professora Bruna.
O projeto foi trabalhado com alunos do ensino fundamental, médio e Jovem e Adultos, com diversas categorias: cartão postal, logotipos, maquetes, poesias, crônicas, história em quadrinhos. Alguns trabalhos serão premiados e os alunos receberam uma medalha confeccionada exclusivamente para o momento. A cerimônia será na Prefeitura de Porto União na quinta-feira, 27, às 15h, na Prefeitura.
Fonte: Portal da Cidade União da Vitória