Aluna de União da Vitória é aprovada em programa Ganhando o Mundo e fará intercâmbio estudantil

254 views
7 mins leitura

A estudante, de 15 anos, participará de um intercâmbio na Nova Zelândia

O programa Ganhando o Mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, é uma iniciativa inédita que levará 100 estudantes da rede pública de ensino para um intercâmbio estudantil na Nova Zelândia. A estudante de 15 anos Lara Elena Oliveira Bona, do colégio Túlio de França, em União da Vitória, foi uma das escolhidas para representar o estado no outro lado do planeta no segundo semestre de 2021.

Para conhecer mais sobre sua trajetória e o projeto Ganhando O Mundo, O Iguassú conversou com Lara. Ela relatou que ficou ansiosa ao fazer a inscrição, “fiquei muito ansiosa e esperançosa, ao mesmo tempo em que tive medo de não conseguir. Ao saber que me classifiquei na primeira etapa, a felicidade foi tão grande que saí pulando pela rua”, contou. Segundo Lara, quando a classificação final foi revelada, disse não ter acreditado em ser escolhida “Até agora não caiu a ficha. Não consigo acreditar que mesmo sendo tão jovem, vou viajar o mundo, conhecer uma cultura totalmente diferente, falar em inglês diariamente, conhecer pessoas totalmente diferentes e morar, por 6 meses, nesse país tão desenvolvido que é a Nova Zelândia”, disse a jovem.

Lara relatou que, desde que foi selecionada, tem feito muitas pesquisas sobre a Nova Zelândia, “já sei que eles são o 6° melhor país em qualidade de vida, o 3° mais pacífico e empatam com a Dinamarca em 1° lugar nos menores índices de corrupção”. A estudante afirmou que já entrou em contato com outros alunos selecionados pelo programa, “Já fiz amizade com algumas pessoas que vão para o intercâmbio comigo, cada uma de uma cidade diferente do Paraná. Todos nós estamos muito ansiosos e aguardamos mais informações por parte da SEED. O que sabemos, até então, é que vamos para lá no segundo semestre desse ano, e ao final dele, retornamos. Antes do embarque, seremos preparados com um curso de inglês de 240 horas para treinarmos nossa fluência. O resto das dúvidas ainda não foram esclarecidas, mas a SEED vai nos informar sobre tudo logo”, disse.

Em conclusão, Lara afirmou sua gratidão pela oportunidade. “Me sentirei eternamente grata por essa oportunidade e tentarei fazer o melhor possível dela”, concluiu.

O programa

O Ganhando o Mundo tem como objetivo ampliar o repertório cultural durante a experiência de morar em outro país, além de possibilitar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoamento da língua inglesa na formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras. Lançado no fim de 2019, o programa não aconteceu em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

O processo de seleção

As inscrições abriram no dia 14 de dezembro e se estenderam até 15 de janeiro. Estavam aptos a participar estudantes matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental em 2020, e que em 2021 ingressam no Ensino Médio. Era preciso já estar matriculado na rede estadual para o ano de 2021. Também foi necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas ocorreu baseada na média de notas e frequência. O estudante devia ter média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar a pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursada em 2020 no 9º ano.

Ocorreram duas etapas de seleção. A primeira para selecionar o melhor estudante de cada município do Paraná, chegando a 399 classificados. Na segunda etapa, então, foram escolhidos os melhores 100 entre todos os selecionados.

Nova Zelândia

Dividido em duas ilhas principais e outras menores no Oceano Pacífico, o país é um dos mais desenvolvidos e industrializados do mundo, com excelente índice de desenvolvimento humano e diversos outros indicadores entre os melhores do planeta, incluindo o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), no qual a nação figura entre as 15 primeiras.

Com quase 5 milhões de habitantes, menos da metade da população do Paraná, o terceiro maior país da Oceania tem o inglês como um de seus idiomas oficiais. Os outros são a Língua de Sinais Neozelandesa e o Maori, referente ao povo que já habitava a região antes da chegada dos europeus no século XVII.

“Estou muito ansiosa para saber em que cidade vou ficar, como será a família que vai me acolher, como é estudar no Ensino Médio na Nova Zelândia, quais são as paisagens que poderei visitar, como funciona cada detalhe da vida cotidiana, e muitas outras coisas que ainda não sei. O que sei, é que será uma experiência única, que definitivamente me transformará para sempre”, -Lara, aluna união-vitoriense selecionada para participar do programa Ganhando O Mundo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Fatos Policiais

Próxima publicação

Após processo de restauração, Cine Luz é reintroduzido à sociedade