O agronegócio no Brasil, vem se destacando a cada ano e hoje é responsável, por 24% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), e por metade das exportações durante o ano passado.
É também um campo repleto de oportunidades para quem quiser investir e ter um bom retorno. A produção agroindustrial continua sendo a grande válvula de escape contra a crise econômica que está atingindo o Brasil nestes últimos quinze anos. O setor emprega quase vinte milhões de pessoas e só no ano passado, houve um incremento de oitenta mil novos empregos nas agroindústrias situadas especialmente no interior dos municípios.
Neste último sábado tive a honra de participar dos vinte anos da agroindústria de embutidos Santa Dorotéia, uma importante indústria do agronegócio na comunidade de Santa Dorotéia Iraí RS, que ajudou a alavancar os dados estatísticos citados anteriormente.
Iniciou com o casal de agricultores Antônio da Silva e sua esposa, na pequena comunidade de Santa Dorotéia em Iraí RS, onde o casal fazia embutidos como um complemento de renda, e hoje, depois de vinte anos, a indústria inaugurou sua nova sede, dentro da mais alta tecnologia e qualidade, com uma variedade de mais de vinte produtos desta marca, distribuídos na Região Noroeste e Norte do RS.
Ouvindo a história deste casal e desta família, pois uma das grandes preocupações foi a sucessão para os seus dois filhos, que irão dar sequência a um sonho que virou realidade.
Hoje esta agroindústria é responsável por uma produção de mais de mil e quinhentos quilos de produtos produzidos diariamente, distribuídos nos mercados e restaurantes, e o que é mais importante com altíssima aprovação de seus consumidores.
Quero destacar a importância deste seguimento no Brasil, e o que é mais importante saber trabalhar a sucessão familiar, pois a prosperidade de um negócio, na sequencia tem que obrigatoriamente passar pela sucessão familiar onde os filhos irão com muita propriedade de conhecimento dar sequência aquilo que os pais criaram. E neste quesito o Antônio e sua esposa souberam fazer muito bem nesta agroindústria no município de Iraí.
Salve o agronegócio brasileiro e parabéns a família do seu Antônio da Silva pelo arrojo e iniciativa.
Até a próxima.