De acordo com dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) – que refere-se apenas às vagas preenchidas por intermédio das Agências do Trabalhador – em todo o ano passado foram colocados no mercado 78,5 mil trabalhadores. De janeiro a agosto deste ano, 64,7 mil pessoas já conseguiram trabalho formal no Estado, um aumento de 36% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 47,6 mil pessoas foram empregadas.
Os salários das pessoas contratadas por intermédio das Agências do Trabalhador nos oito primeiros meses de 2017 somam R$ 507 milhões, recursos que movimentam a economia em todos as regiões do Paraná.
PADRONIZAÇÃO
A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos foi responsável pela capacitação de 778 servidores que atuam nas 216 Agências do Trabalhador de todo o Paraná. Foram promovidas capacitações pelas coordenadorias da Intermediação de Mão de Obra e Seguro-Desemprego.
Os treinamentos tiveram como objetivo qualificar todos os servidores das agências para unificar os atendimentos e facilitar as orientações aos trabalhadores. “Os servidores fazem os atendimentos nas agências e por isso receberam a capacitação, com o objetivo de orientar o público da melhor forma e com maior rapidez”, ressaltou o coordenador-geral da secretaria, Elias Gandour Thome.
SISTEMA DE ATENDIMENTO
A ampliação do Sistema de Agendamento do Seguro-Desemprego para a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral também trouxe melhorias para o setor. Servidores cedidos pelas prefeituras fortalecem o trabalho nos postos de atendimento.
O Sine foi implantado em 1.977 no Paraná, um dos 12 primeiros estados que aderiram ao sistema por meio de convênio com o Ministério do Trabalho.