Os Acadêmicos do curso de Agronomia realizaram o plantio de 8 mil mudas de cebola (Allium cepa L.), da Cultivar Pampeana, na Fazenda Experimental II, tendo os insumos necessários para a implantação custeados pelas empresas Daymsa e Superagro.
A atividade contou com 15 acadêmicos dos diferentes períodos do Curso de Agronomia da Uniguaçu, e duas alunas do Colégio Estadual Túlio de França de União da Vitória.
No decorrer do desenvolvimento da cultura será avaliado a eficiência do controle de diferentes produtos comerciais para as principais doenças fúngicas que ocorrem na região, comparando os que apresentam efeitos protetores e os que apresentam efeitos sistêmicos.
Dentre os fatores que propiciam a ocorrência de doenças na região, são as baixas temperaturas e a alta umidade relativa do ar. A cebola é uma cultura amplamente explorada na região, podendo ser utilizada na forma in natura ou como componente na forma de temperos, e a sua comercialização é uma fonte de renda para inúmeros produtores rurais, o que justifica a importância de pesquisar-se um efetivo controle das doenças a menor custo.