A SOCIEDADE DOS QUE NÃO COMEM E A SOCIEDADE DOS QUE NÃO DORMEM

/
199 views
3 mins leitura

Diante dos acontecimentos que paralisou o mundo, estamos prestes a formar duas sociedades: a dos que não comem e a dos que não dormem. Os que não comem é porque não têm o que comer, e viverão à margem da miséria letal. Do outro lado, estará a sociedade dos que não dormem de medo dos que não comem. De um lado, são os que vivem na emergência do dia seguinte. Se alguém não lhes proporciona algo, ao menos para significar-lhe um mínimo de dignidade que um ser humano pode ter, que é matar a fome, então se obriga a roubar e assaltar a sociedade dos que não irão dormir se cuidando destes.
A ordem da humanidade nos próximos anos vai curtir os efeitos da pandemia, onde vai depender muito da justiça social, pois governo algum terá condições, em nenhum lugar do mundo, de unificar estas duas sociedades, onde o cidadão, digno de si, pertencente à sociedade dos que não comem, vai ter que lutar muito pelo direito de viver e de ser apenas humano.
Junta-se a tudo isso a justiça social, como um complemento, que seria uma utopia diante da realidade eminente da única espécie animal sobre a terra, dotada de inteligência e que não consegue combustível para fazer funcionar o motor, que é a dignidade, o amor e a fraterna união destas duas sociedades que soam com um significado estrondoso, o que por vezes passa despercebido pela mente de muitos seres humanos que pensam na paz, na justiça e no amor, porém não praticam nenhum dos três.
A paz destes dois expoentes depende de cada um, ela está em cada indivíduo, pois para haver a plenitude da paz, dependemos de uma outra palavra, um pouco maior, com sete letras, que se chama equilíbrio entre as partes.
Os exemplos vêm de cima, e neste quesito, nossos três poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário – não têm passado bons exemplos.
De que vale ter vida se não tiver o alimento para sustentá-la e de que vale ter fartura de alimentos se não tiver segurança e paz?
Espero que uma grande luz possa brilhar nos próximos anos e que não tenhamos nada disso que escrevi acima, pois é um sentimento que já estamos vivendo e que se nada for feito para amenizar poderemos ter sérias consequências com estas duas sociedades.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

38

Próxima publicação

REFÉNS??